metropoles.com

Brasiliense empata com Formosa e pegará o Paracatu nas quartas

Primeiro duelo será em Minas, em data a ser definida na quinta-feira (15/3) pela Federação de Futebol do DF. Confira os outros jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
brasiliense x formosa candangão 2018
1 de 1 brasiliense x formosa candangão 2018 - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

No encerramento da primeira fase do Candangão, o Brasiliense empatou em 2×2 com o Formosa, em Luziânia (GO), nesta quarta (14/3). O jogo foi disputado em Goiás devido à impossibilidade de o Mané Garrincha receber o duelo: o estádio está reservado para o 8º Fórum Mundial da Água. O resultado deixa o atual campeão frente a frente com o Paracatu nas quartas de final – o primeiro duelo será em Minas Gerais.

O técnico Ailton Ferraz vibrou com a volta de Reinaldo, titular pela primeira vez desde a saída do treinador Rafael Toledo. O camisa 11 não atuava havia um mês, mas fez os dois gols do Brasiliense contra o Formosa.

Ainda assim, Ailton deixou o Estádio Serra do Lago infeliz com seu elenco. “Precisamos, agora, esfriar a cabeça. O jogo foi muito feio. Nós cedemos dois gols”, reclamou.

Aguaceiro
O dilúvio estava anunciado no céu antes do início da partida. Enormes nuvens cinzas pairavam sobre Luziânia. O apito soou, a bola não parava quieta. Os dois clubes buscavam a vitória. Souza bateu escanteio e quase fez um gol olímpico.

Mas, aos 20 do primeiro tempo, Cardoso fez jogada individual, deixou a zaga para trás, venceu Edmar Sucuri e fez 1×0 para a equipe goiana. Sete minutos depois, Reinaldo pegou a bola quicando, sozinha, próximo à marca do pênalti, e empatou.

A água começou a cair. Os torcedores recuaram para se proteger na cobertura do estádio, mas os jogadores resistiram até certo ponto. Aos 37 minutos, o árbitro Almir Camargo precisou paralisar o duelo por falta de condições climáticas. Coincidentemente, Camargo foi quem adiou o jogo do Brasiliense contra o Samambaia em 28 de janeiro no Rorizão.

A espera, porém, não durou muito – cerca de 10 minutos. Nunes conseguiu fazer o segundo do Jacaré, anulado por impedimento.

Veja imagens do duelo desta quarta-feira

0

 

Substituições
Quem levou a pior desde o início da chuva foi o técnico Ailton Ferraz. Ele precisou fazer as três substituições no primeiro tempo. Badhuga, Souza e Patrick não aguentaram e precisaram dar lugar a Welton Felipe, Aldo e Lucas Paiva. O Formosa aproveitou a fraqueza, e Marcos Paulo, aos 46 minutos, fez o segundo.

O Brasiliense perdeu a criatividade ao voltar do vestiário e o Formosa esperava para contra-atacar. A vontade e o abafa tornaram-se o combustível do Jacaré. Foi assim o nascimento do gol de empate.

Aos 17 do segundo tempo, Reinaldo, de novo, empurrou em confusão dentro da pequena área. Já classificados, os dois times seguraram o empate.

Quartas de final definidas
A 11ª e última rodada foi toda disputada na tarde desta quarta (14/3). Com os resultados, estão definidos os confrontos das quartas de final. As datas e horários, porém, serão definidos em reunião na manhã desta quinta (15), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal.

O Ceilândia venceu o Samambaia por 5×2 e conseguiu permanecer na liderança. Assim, enfrentará o Formosa, que empatou com o Brasiliense em 2×2. O Gama, vice-líder, pegará o Luziânia, e o Jacaré, atual campeão, o Paracatu.

Os quatro primeiros colocados – Ceilândia, Gama, Brasiliense e Sobradinho –, de acordo com o regulamento do campeonato, terão a vantagem do empate no placar agregado e levarão a segunda e decisiva partida para casa.

Os rebaixados à Segunda Divisão de 2019 são Paranoá e Samambaia. Bolamense e Santa Maria terminaram em 9ª e 10ª colocações, respectivamente, e voltarão a campo no Candangão 2019.

Quartas de final
Formosa x Ceilândia
Luziânia x Gama
Paracatu x Brasiliense
Real x Sobradinho

BRASILIENSE (2)
Edmar Sucuri; Patrick (Lucas Paiva), Preto Costa, Badhuga (Welton Felipe) e Mário Henrique; Radamés, Zizu e Souza (Aldo); Reinaldo, Filipe Cirne e Nunes
Técnico: Ailton Ferraz

FORMOSA (2)
Pedro Ferreira; Daniel Costa (Souza), Nildo, Bruno Everton e Bruno Silva; Vecci, Cardoso, Foguinho (Lucão) e Weslley Brasília; Marcos Paulo e Araújo (Albano)
Técnico: Lucas de Oliveira

Gols: Cardoso, aos 20, Reinaldo, aos 27, e Marcos Paulo, aos 46 minutos do primeiro tempo; Reinaldo, aos 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Preto Costa, Lucas Paiva e Mário Henrique (Brasiliense); Bruno Everton (Formosa)
Estádio: Serra do Lago
Árbitro: Almir Camargo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?