*
 

No encerramento da primeira fase do Candangão, o Brasiliense empatou em 2×2 com o Formosa, em Luziânia (GO), nesta quarta (14/3). O jogo foi disputado em Goiás devido à impossibilidade de o Mané Garrincha receber o duelo: o estádio está reservado para o 8º Fórum Mundial da Água. O resultado deixa o atual campeão frente a frente com o Paracatu nas quartas de final – o primeiro duelo será em Minas Gerais.

O técnico Ailton Ferraz vibrou com a volta de Reinaldo, titular pela primeira vez desde a saída do treinador Rafael Toledo. O camisa 11 não atuava havia um mês, mas fez os dois gols do Brasiliense contra o Formosa.

Ainda assim, Ailton deixou o Estádio Serra do Lago infeliz com seu elenco. “Precisamos, agora, esfriar a cabeça. O jogo foi muito feio. Nós cedemos dois gols”, reclamou.

Aguaceiro
O dilúvio estava anunciado no céu antes do início da partida. Enormes nuvens cinzas pairavam sobre Luziânia. O apito soou, a bola não parava quieta. Os dois clubes buscavam a vitória. Souza bateu escanteio e quase fez um gol olímpico.

Mas, aos 20 do primeiro tempo, Cardoso fez jogada individual, deixou a zaga para trás, venceu Edmar Sucuri e fez 1×0 para a equipe goiana. Sete minutos depois, Reinaldo pegou a bola quicando, sozinha, próximo à marca do pênalti, e empatou.

A água começou a cair. Os torcedores recuaram para se proteger na cobertura do estádio, mas os jogadores resistiram até certo ponto. Aos 37 minutos, o árbitro Almir Camargo precisou paralisar o duelo por falta de condições climáticas. Coincidentemente, Camargo foi quem adiou o jogo do Brasiliense contra o Samambaia em 28 de janeiro no Rorizão.

A espera, porém, não durou muito – cerca de 10 minutos. Nunes conseguiu fazer o segundo do Jacaré, anulado por impedimento.

Veja imagens do duelo desta quarta-feira

 

Substituições
Quem levou a pior desde o início da chuva foi o técnico Ailton Ferraz. Ele precisou fazer as três substituições no primeiro tempo. Badhuga, Souza e Patrick não aguentaram e precisaram dar lugar a Welton Felipe, Aldo e Lucas Paiva. O Formosa aproveitou a fraqueza, e Marcos Paulo, aos 46 minutos, fez o segundo.

O Brasiliense perdeu a criatividade ao voltar do vestiário e o Formosa esperava para contra-atacar. A vontade e o abafa tornaram-se o combustível do Jacaré. Foi assim o nascimento do gol de empate.

Aos 17 do segundo tempo, Reinaldo, de novo, empurrou em confusão dentro da pequena área. Já classificados, os dois times seguraram o empate.

Quartas de final definidas
A 11ª e última rodada foi toda disputada na tarde desta quarta (14/3). Com os resultados, estão definidos os confrontos das quartas de final. As datas e horários, porém, serão definidos em reunião na manhã desta quinta (15), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal.

O Ceilândia venceu o Samambaia por 5×2 e conseguiu permanecer na liderança. Assim, enfrentará o Formosa, que empatou com o Brasiliense em 2×2. O Gama, vice-líder, pegará o Luziânia, e o Jacaré, atual campeão, o Paracatu.

Os quatro primeiros colocados – Ceilândia, Gama, Brasiliense e Sobradinho –, de acordo com o regulamento do campeonato, terão a vantagem do empate no placar agregado e levarão a segunda e decisiva partida para casa.

Os rebaixados à Segunda Divisão de 2019 são Paranoá e Samambaia. Bolamense e Santa Maria terminaram em 9ª e 10ª colocações, respectivamente, e voltarão a campo no Candangão 2019.

Quartas de final
Formosa x Ceilândia
Luziânia x Gama
Paracatu x Brasiliense
Real x Sobradinho

BRASILIENSE (2)
Edmar Sucuri; Patrick (Lucas Paiva), Preto Costa, Badhuga (Welton Felipe) e Mário Henrique; Radamés, Zizu e Souza (Aldo); Reinaldo, Filipe Cirne e Nunes
Técnico: Ailton Ferraz

FORMOSA (2)
Pedro Ferreira; Daniel Costa (Souza), Nildo, Bruno Everton e Bruno Silva; Vecci, Cardoso, Foguinho (Lucão) e Weslley Brasília; Marcos Paulo e Araújo (Albano)
Técnico: Lucas de Oliveira

Gols: Cardoso, aos 20, Reinaldo, aos 27, e Marcos Paulo, aos 46 minutos do primeiro tempo; Reinaldo, aos 17 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Preto Costa, Lucas Paiva e Mário Henrique (Brasiliense); Bruno Everton (Formosa)
Estádio: Serra do Lago
Árbitro: Almir Camargo

 

 

COMENTE

candangão 2018
comunicar erro à redação

Leia mais: Futebol