metropoles.com

Barcelona de Xavi tem teste de fogo diante do poderoso Bayern

Time catalão joga na Alemanha para conseguir vaga na próxima fase da Champions League

atualizado

Compartilhar notícia

David Ramos/Getty Images
Piqué Barcelona
1 de 1 Piqué Barcelona - Foto: David Ramos/Getty Images

O Barcelona pós-Messi tem nesta quarta-feira (8/12) um verdadeiro teste de fogo na temporada: o time de Xavi Hernández enfrenta o Bayern de Munique na Alemanha valendo uma vaga na próxima fase da Champions League.

A classificação pode dar um ânimo a mais na temporada apenas regular que o time faz ou decretar um ano melancólico após a saída de um de seus maiores ídolos. E joga para manter uma escrita: nas últimas 20 temporadas, o time nunca ficou de fora da segunda fase da competição continental.

Ano de transição

O Barcelona junta seus cacos na primeira temporada após a saída de Lionel Messi do clube. O time catalão vive um ano de reconstrução, começando pelo banco de reservas.

Um dos ídolos recentes do time, Xavi Hernández é o nome responsável pela reinvenção dos espanhóis, após a demissão do holandês Ronald Koeman.

Se não sente tanto a saída de seu ex-treinador, o Barça ainda não se encontrou sem seu ex-craque. No Campeonato Espanhol ocupa a modesta sétima posição, com 23 pontos, 16 a menos que o rival Real Madrid, líder da competição. Assim, a classificação na Champions surge como oportunidade de salvar um ano que pode terminar ainda na metade.

Parada dura

Mas a redenção não será nada fácil de se alcançar. O Barcelona enfrenta nada mais nada menos que o Bayern de Munique, que tem 100% de aproveitamento no grupo E.

No jogo de ida, atropelo alemão em pleno Camp Nou por 3 x 0. Agora, o time espanhol precisa vencer os alemães na Allianz Arena.

Com sete pontos, o Barça ocupa a segunda colocação da chave. Avança com uma vitória simples. Em caso de empate ou derrota, torce para que o Benfica, de Jorge Jesus, não vença o Dínamo de Kiev.

Barcelona e Bayern de Munique jogam às 17h, com transmissão da TNT Sports. 

Jesus a perigo

No outro jogo do grupo, outra final. Para avançar à fase seguinte, o Benfica tem duas missões. A primeira é fazer o dever de casa e vencer o Dínamo de Kiev em Portugal. A segunda é torcer contra o Barcelona contra o Bayern.

Pressionado no comando do time, Jorge Jesus pode acabar demitido em caso de novo insucesso. Após desempenhos ruins no Campeonato Português, a fúria da torcida da águia caiu sobre o treinador depois da derrota em casa para o Sporting e cair na fase de grupos pode significar o fim da linha para o ex-treinador do Flamengo.

Compartilhar notícia