metropoles.com

Alemanha é a maior vencedora da disputa do 3º lugar na Copa do Mundo

Eliminados na 1ª fase do Mundial da Rússia, alemães venceram o confronto quatro vezes. Disputa, neste sábado, é entre Bélgica e Inglaterra

atualizado

Compartilhar notícia

Alexander Hassenstein/Getty Images
Korea Republic v Germany: Group F – 2018 FIFA World Cup Russia
1 de 1 Korea Republic v Germany: Group F – 2018 FIFA World Cup Russia - Foto: Alexander Hassenstein/Getty Images

Duas seleções que chegaram como “surpresas” às semifinais da Copa do Mundo da Rússia disputarão neste sábado (14/7), às 11h, em São Petersburgo, o terceiro lugar do torneio. Bélgica e Inglaterra foram derrotadas por França e Croácia, respectivamente, e se enfrentarão pela medalha de bronze no torneio mais tradicional do futebol mundial. No entanto, quem vencer entre os dois ainda ficará muito distante daquela que é a maior vencedora deste confronto na história: a Alemanha.

A equipe germânica venceu por quatro vezes o “prêmio de consolação” da Copa. A última delas foi em 2010, na Copa do Mundo da África do Sul, quando venceu o Uruguai após ter sido superada nas semifinais pela Espanha, que seria a campeã ao vencer a Holanda por 1 x 0 na decisão, graças a um gol de Iniesta marcado na prorrogação.

Se em 2014 os alemães foram tetracampeões do mundo ao vencerem a Argentina (e ao impor a maior derrota da história do Brasil em Copas com o 7 x 1 na semifinal), oito anos antes a seleção até comemorou ter chegado ao terceiro lugar em um Mundial. Naquela ocasião, o país sediou a competição e, com um time renovado por nomes como Thomas Muller, Philipp Lahm e Bastian Schweinsteiger, venceram Portugal, comandada pelo técnico Luiz Felipe Scolari, por 3 x 1.

Nenhum deles, no entanto, foi mais difícil que o primeiro bronze, conquistado na Copa de 1934. A equipe germânica não estava entre as favoritas e venceu a Áustria, que antes do início do torneio era tida como a que praticava o melhor futebol do momento, por 1 x 0. Ambas foram derrotadas por Tchecoslováquia, que foi vice, e Itália, a primeira campeã europeia da história da Copa.

O segundo bronze alemão não foi menos emblemático: na Copa de 1970, a equipe acabou sendo eliminada na semifinal pela Itália no fatídico jogo da superação de Franz Beckenbauer. O Kaiser atuou em boa parte daquele confronto com o ombro deslocado, e o braço amarrado junto ao corpo com uma tipoia para amenizar a dor. Sem o lendário defensor, a Alemanha disputou o terceiro lugar com o Uruguai e venceu por 1 x 0.

Campeã em 1966, quando sediou a competição, a seleção inglesa luta para voltar a conquistar uma medalha em Copas do Mundo. O mais próximo que o time britânico já esteve de um pódio de Mundial desde então foi no ano de 1990, quando chegou à semifinal do torneio e foi eliminada pela Alemanha, que viria a ser a campeã vencendo a Argentina. E no terceiro lugar, os ingleses perderam para a Itália, anfitriã daquela Copa, por 2 x 1.

História
A Bélgica, rival da Inglaterra neste sábado, também tem um quarto lugar na sua história. Foi na Copa do Mundo de 1986, no México, quando a geração de Preud’Homme, Scifo e cia perdeu para a futura campeã Argentina na semifinal, e também foi derrotada pela França de Platini na decisão do terceiro lugar. Franceses têm, ainda, outra medalha de bronze conquistada no Mundial de 1958, vencido pelo Brasil, quando derrotaram a Alemanha por 6 x 3. E um quarto lugar, obtido em 1982 ao perder para a Polônia.

A Croácia, por sua vez, já venceu o bronze uma vez em 1998, com a sua primeira seleção classificada para um Mundial com a geração de Davor Suker, hoje presidente da Federação Croata de Futebol. Na ocasião, o time do Leste Europeu perdeu apenas para a França, que seria campeã em cima do Brasil, e derrotou a Holanda na disputa de terceiro lugar.

Além disso, pode-se dizer que o país já esteve “indiretamente” próximo de ter outra medalha. Isso porque a Iugoslávia, de onde se desvinculou e pediu independência em 1991, ficou em quarto lugar na primeira Copa da história, a do Uruguai, em 1930. Os Estados Unidos, que perderam para a vice-campeã Argentina na mesma fase, ficaram com o bronze nesta edição, que não teve disputa do terceiro lugar – a Fifa levou em consideração a pontuação final das equipes no torneio para definir a classificação das equipes. (Com informações da Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?