metropoles.com

A pouco mais de um ano para a Copa, veja quem já garantiu presença

Três seleções já têm vaga garantida, algumas estão com um pé na classificação e outras surpreendem

atualizado

Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Copa do Mundo de 2022 no Catar

A Copa do Mundo de 2022, no Catar, está marcada para começar em 21 de novembro e, faltando exatamente 402 dias para a largada, três seleções já têm vaga garantida, algumas estão com um pé na classificação e outras estão surpreendendo.

Além do Catar, anfitrião do evento mais esperado do futebol mundial, a Alemanha e a Dinamarca também carimbaram o passaporte na última Data Fifa. Essas três equipes são as únicas que já integram a lista de países confirmados na disputa.

Nas demais eliminatórias, a Seleção Brasileira é uma das que está muito perto de comemorar mais uma classificação. Caso isso se concretize, a equipe nacional continuará sendo a única a estar em todos os Mundiais.

Lembre quantos classificam de cada Eliminatória:

América do Sul: 4
Europa: 13
África: 5
Ásia: 5
Concacaf: 3 (o quarto colocado disputa a repescagem intercontinental)

Estão com um pé no Catar: a Argentina, segunda colocada das Eliminatórias da América do Sul; a Inglaterra, líder do Grupo I na Europa; Senegal e Marrocos, invictos nas Eliminatórias da África, além do Egito; Arábia Saudita, também líder invicta da briga asiática; e o México, que ocupa a primeira posição na tabela da Concacaf.

Na luta

Há algumas seleções que têm certa tradição em Copas, mas estão tendo dificuldades para garantir um lugar na competição do ano que vem. É o caso do Chile, que tem chances mínimas de classificação.

Além da equipe chilena, Uruguai, Portugal, Espanha e Croácia aparecem na zona de repescagem das respectivas eliminatórias. Vale ressaltar que, no caso da Europa, restam duas rodadas para a definição das vagas; e na América do Sul, faltam seis.

França, atual campeã, África do Sul e Estados Unidos estão na zona de classificação, mas estão ameaçados pelos adversários. Os confrontos finais serão cruciais.

O Japão e a Costa Rica passam por situações semelhantes nas Eliminatórias da Ásia e da Concacaf. Ambos não aparecem sequer na posição de repescagem, mas não estão longe e ainda pretendem brigar até o último jogo.

Surpresas

O Equador, que já concorreu em três edições da Copa, está em terceiro colocado na América do Sul. Enquanto isso, o Chile, que já esteve na disputa em nove ocasiões, aparece em 9º. Os equatorianos estão ocupando um espaço que, tradicionalmente, seria dos chilenos.

Terceiro colocado na Concacaf, o Canadá não vai à uma Copa do Mundo desde 1986, ano em que estreou nos Mundiais. A equipe norte-americana está brigando à frente da Costa Rica (quinto lugar), que já fez cinco aparições na competição.

Uma das maiores surpresas, sem dúvida, é a seleção de Omã ocupando a terceira colocação do Grupo B das Eliminatórias da Ásia. O time nunca se classificou para uma Copa e está disputando cada ponto com o Japão, país que já tem tradição no Mundial, com seis edições até então.

 

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.






Quais assuntos você deseja receber?