Evento dedicado à acessibilidade homenageará garoto de 11 anos do DF

Thalison perdeu a perna em 2019 após um acidente de ônibus enquanto voltava da escola e será homenageado neste sábado em evento da UNA

atualizado 22/09/2022 16:44

Patricy Albuquerque

Neste sábado (24/9), o evento da União Nacional de Acessibilidade (UNA), dedicado ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência — celebrado no dia 21 de setembro –, irá homenagear, com a criação de um mascote, o garoto Thalison Moreira de Jesus, de 11 anos. Ele teve a perna amputada em 2019 após um acidente de ônibus enquanto voltava da escola.

No episódio, o garoto caiu para fora do veículo após uma brincadeira com um colega. Com isso, Thalison acabou ficando pendurado pela mochila e com ferimentos na perna.

“A gente conheceu o UNA em um passeio que a gente foi por meio do grupo Acessibilidade de Deficientes de Águas Lindas, em 2019. Depois, nos convidaram para ir novamente”, disse Fernanda.

Após o acidente, Fernanda afirmou ter ficado bastante abalada. No entanto, Thalison conseguiu superar as dificuldades com o apoio de outras pessoas com deficiência e acompanhamento psicológico. Além disso, destacou a importância da UNA na vida de Thalison, que fica bastante feliz quando marca presença no parque e participa das brincadeiras propostas.

“Pra mim foi um baque e, até hoje, é meio difícil de aceitar…mas pra ele está tudo normal. Ele é feliz, brinca bastante, é animado”, conta Fernanda. “Ele gosta de estar lá brincando, de andar de canoa. Quando não conseguimos ir, ele fica até triste. Depois que ele começou a participar das brincadeiras da UNA, a vida dele mudou para melhor”,  completou.

Andréa Pontes, atleta de paracanoagem e presidente da UNA, faz coro às observações feitas pela mãe de Thalison, destacando que a empolgação do garoto, quando ele chega no parque, sempre chama a sua atenção. “Thalison é um menino lindo, forte e cheio de vida. Sempre chega ao parque com aquele sorriso no rosto, e isso me chamou a atenção. Adoro a alegria dele, principalmente vê-lo jogando futebol aqui no parque”.

O evento

O UNA Parque já está em sua 3ª edição e é o primeiro parque 100% inclusivo do Brasil. Atualmente, fica localizado próximo ao Estacionamento 10 do Parque da Cidade, em Brasília (DF). A ONG oferece mais de 10 práticas esportivas e atividades inclusivas para pessoas com deficiência, incluindo paracanoagem, escalada, mergulho, tiro com arco, entre outras.

O evento, dedicado ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, acontece neste sábado (24/9), a partir das 14h. Além das atividades esportivas, haverá pintura de rosto e carrinhos de pipoca e algodão doce. Em seguida, às 16h, acontece a revelação do boneco que será o novo mascote do espaço, uma homenagem ao menino Thalison.

Mais lidas
Vídeos
Últimas notícias