metropoles.com

Cubana é mais uma a cair no doping e perde medalha olímpica de Pequim

Yarelys Barrios foi flagrada pelo uso de uma substância proibida e teve que devolver prata conquistada no arremesso de disco em 2008

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
Yarelys Barrios
1 de 1 Yarelys Barrios - Foto: Reprodução/Facebook

A repetição das análises dos exames antidoping realizados nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, fez com que caísse mais uma medalhista nesta quinta-feira (1º/9). A atleta cubana Yarelys Barrios foi flagrada pelo uso de uma substância proibida e perdeu a medalha de prata conquistada no arremesso de disco na China, há oito anos.

O novo caso em meio a um escândalo de doping de enormes proporções foi confirmado nesta quinta pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) após a mais recente revisão das amostras coletadas em olimpíadas passadas. De acordo com a entidade, Barrios foi flagrada pelo uso de acetazolamida, um diurético que serve para mascarar outras substâncias.

Por conta disto, Barrios, de 33 anos, foi imediatamente desclassificada do torneio olímpico e perdeu a medalha de prata, que passa agora para a ucraniana Olena Antonova. A chinesa Song Aimin, que havia sido quarta colocada, herdou o bronze.

Barrios já viveu o outro lado e conquistou a medalha de bronze na Olimpíada de Londres, em 2012, graças à desclassificação tardia de uma competidora por doping. Ela havia sido quarta colocada na Inglaterra, mas a russa Darya Pishchainikov, que havia ficado com a prata, foi flagrada no exame, o que fez com que a cubana subisse para a terceira posição.

Também nesta quinta, o COI anunciou outro caso de doping ocorrido em Pequim, graças à reanálise de amostras. O velocista Samuel Adelebari Francis, do Catar, foi desclassificado de suas participações nos Jogos de 2008 por doping. Ele parou nas eliminatórias dos 100 metros e sequer largou na prova dos 200 metros há oito anos.

Barrios e Francis são os últimos atletas punidos graças à repetição das análises de mais de mil amostras tomadas em Pequim e Londres, que já confirmaram 98 casos de doping. Na quarta-feira (31/8), seis atletas, sendo quatro deles medalhistas, foram desclassificados por consumo de substâncias proibidas nas Olimpíadas de 2008, na China.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?