metropoles.com

Campeão olímpico de esqui se esconde em garagem e tenta fugir de Kiev

Oleksandr Abramenko se abrigou com a família na garagem do prédio logo após conquistar a prata nas Olimpíadas de Inverno de 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Oleksandr Abramenko
Oleksandr Abramenko, atleta ucraniano de esqui, se esconde com a esposa e o filho em uma garagem de um edifício em Kiev, na Ucrânia - Metrópoles
1 de 1 Oleksandr Abramenko, atleta ucraniano de esqui, se esconde com a esposa e o filho em uma garagem de um edifício em Kiev, na Ucrânia - Metrópoles - Foto: Reprodução/Oleksandr Abramenko

O atleta ucraniano Oleksandr Abramenko conquistou, no dia 16 de fevereiro, a única medalha do país nas Olímpiadas de Inverno deste ano, após ficar com a prata na prova de Esqui Estilo Livre. Abramenko, que ficou com o ouro nos jogos de 2018, chamou ainda mais atenção depois de uma fotografia de um abraço entre ele e o rival russo, que ficou em terceiro lugar, circulou pelas redes sociais.

Entretanto, exatos 20 dias depois do feito, a realidade do ucraniano mudou completamente. Oleksandr, de 33 anos, está com a esposa, Alexandra, e o filho Dmitri, de 2 anos, escondidos na garagem do edifício deles, na tentativa de se proteger da guerra que acontece no país.

De acordo com o jornal The New York Times, o atleta pediu, em uma conversa por mensagens de texto, que alguém tirasse uma foto de sua família. No registro, é possível ver os três bem agasalhados, sentados em um colchão, durante a sétima noite em que a família estava na garagem, na tentativa de ficar mais seguro do que no apartamento do 20º andar, no edifício que não fica muito distante do aeroporto principal de Kiev.

“Passamos a noite na garagem subterrânea, dentro do carro, porque o alerta de ataque aéreo estava soando constantemente. Dormir no apartamento era assustador demais. Eu mesmo via da janela como os sistemas de defesa aérea estavam trabalhando contra os mísseis inimigos, e explosões fortes eram audíveis”, contou ele em uma das mensagens.

O plano da família era deixar a cidade de carro no último sábado (5/3), viajando para perto das fronteiras com a Eslováquia e a Hungria, no oeste da Ucrânia. A viagem levaria pelo menos 10 horas em condições normais.

0

“Eu planejo viajar para a casa de meu treinador, Enver Ablaev, que vive em Mukachevo, na região da Transcarpátia. Vou de carro, levando coisas essenciais comigo, comida e minhas medalhas olímpicas”, relatou Abramenko em outra mensagem.

Atletas da Suíça de esqui estão arrecadando dinheiro e planejavam viajar no final de semana à cidade de Mukachevo para distribuir suprimentos. Além de ajudar a população ucraniana, o objetivo dos esquiadores é oferecer algum suporte e conforto ao colega.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Compartilhar notícia