metropoles.com

Brasileira é 4ª em evento-teste do triatlo com fim bizarro

Forte calor em Tóquio também foi uma das marcas da prova, que coloca à prova a estrutura dos Jogos Olímpicos do ano que vem, no Japão

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/ITU
Vittoria-Lopes
1 de 1 Vittoria-Lopes - Foto: Divulgação/ITU

O evento-teste feminino do triatlo para Tóquio-2020, realizado nesta quinta-feira (15/08/2019), teve seu percurso reduzido por causa das altas temperaturas que podem impactar na Olimpíada do próximo ano e ainda ficou marcado pela desclassificação das duas primeiras colocadas por falta de competitividade. Com isso, a brasileira Vittoria Lopes ficou na quarta posição. As britânicas Jessica Learmonth e Georgia Taylor Brown cruzaram a linha de chegada de mãos dadas e foram desqualificadas sob a alegação de que nenhum esforço para separar seus tempos de chegada foi realizado. Assim, a vitória ficou com Duffy Flora, de Bermudas, com a marca de 1h40min19, seguida da italiana Alice Betto, com 1h40min54, e da britânica Vickey Holland, com 1h41min11.

Vittoria Lopes, recentemente medalhista de prata na disputa feminina do Pan de Lima, foi a quarta colocada, com 1h41min21, com Luisa Baptista, ouro no Peru, ficando em 11º lugar, com 1h42min07.

A União Internacional de Triatlo (ITU, na sigla em inglês) reduziu a parte de corrida de 10 quilômetros para 5 quilômetros na prova desta quinta-feira porque as temperaturas atingiram o que denominou “níveis extremos”.

“Houve um consenso total de todas as partes para a decisão dos médicos, delegados e delegados técnicos da ITU para encurtar a distância percorrida para 5km, considerando a saúde dos atletas”, disse a ITU em um comunicado.

O verão quente e úmido de Tóquio é uma grande preocupação para os organizadores dos Jogos Olímpicos de 2020, que começarão em 24 de julho. Temperaturas rotineiramente pairam em torno de 32ºC, como foi nesta quinta-feira com uma previsão de 36ºC no sábado (17/08/2019). A temperatura da água também esteve muito quente, em 30,3ºC, segundo a ITU. A prova começou às 7h30 (horário local)

“A ITU informou a Tóquio-2020 que uma revisão abrangente é necessária em breve após as competições desta semana”, disse Masa Takaya, porta-voz do Comitê Organizador de Tóquio-2020.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?