metropoles.com

Com elenco reduzido, Brasília precisará se reinventar nesta sexta

Com três jogadores lesionados e sem condições de enfrentar o Flamengo, time brasiliense terá dura missão no Ginásio da Asceb

atualizado

Compartilhar notícia

Matheus Maranhão/BSB Sports
Gui-Santos
1 de 1 Gui-Santos - Foto: Matheus Maranhão/BSB Sports

A imagem do ala-armador Gui Santos deixando a quadra amparado pelo fisioterapeuta Carlos Ewbank e o preparador físico Iran Nakamura, e a posterior confirmação de que o jogador não entrará mais em quadra pelo Brasília nesta temporada por conta da ruptura do tendão patelar do joelho direito, ampliaram a lista de jogadores inativos do time da capital federal. Para o jogo desta sexta-feira (24/01/2020), diante do Flamengo, no Ginásio da Asceb, o camisa 3 será uma das três baixas da equipe comandada por Ricardo Oliveira.

Além de Gui Santos, que passará por cirurgia provavelmente já nesta sexta-feira, o Brasília terá ainda os desfalques de Pedro Mendonça, em fase final de recuperação de uma artroscopia, e o pivô Marcelo Ruediger, o Marcelão, que trata uma inflamação no psoas menor e, por isso, não vem entrando em quadra. É neste cenário que o Brasília enfrentará o Rubro-Negro, atual líder da competição. Com isso, o treinador do time da capital federal precisará promover maior rodagem dos atletas, visto que, pelo menos para este confronto, os “visitantes” terão apenas 10 jogadores à disposição.

Vale ressaltar que o Flamengo é quem será o mandante do embate desta sexta-feira. O time carioca, que tem como patrocinador master o BRB, precisa, por contrato, realizar partidas como mandante em Brasília. Após conversas entre as partes, os 30% de jogos determinados inicialmente foram reduzidos para 25%, entre duelos de fase de classificação e playoffs. Depois do clássico contra o time da capital federal, o Flamengo jogará no DF novamente no dia 31, quando receberá o Minas Tênis Clube.

Assim, a tendência é que alguns atletas passem a ter mais minutos de quadra. É o caso, por exemplo, do ala Gui Bento. O jogador, que faz sua primeira temporada com o Brasília, tem médias de 8,8 minutos por jogo, número que deve aumentar nos próximos compromissos. Apenas para efeito de comparação, logo após a lesão de Gui Santos, o camisa foi acionado por Ricardo Oliveira e permaneceu em quadra por mais de 15 minutos. No confronto anterior, a vitória do Brasília sobre o Pato Basquete, o ex-jogador do Corinthians atuou por pouco menos de três minutos.

Quem também pode receber mais oportunidades é o armador brasiliense Gabrielzinho. Aos 18 anos e na segunda temporada como profissional, o jogador tem entrado em situações específicas para descansar a dupla composta por Nezinho e Pedrinho Rava. Os dois são os donos da armação no Brasília, mas com a baixa de Gui Santos, que também exercia a função em alguns momentos, é possível que o jovem seja mais acionado.

Flamengo x Brasília
Local: Ginásio da Asceb, na 904 sul
Data: 24/01/2020
Horário: 21h10
Ingressos a partir de R$ 15. Vendas on-line e também na hora do jogo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?