metropoles.com

Cavaliers vence Warriors e é campeão da NBA pela primeira vez

LeBron James, finalmente, cumpriu a promessa e liderou a equipe de Cleveland na vitória por 93 a 89, em jogo disputado na casa do adversário

atualizado

Compartilhar notícia

MARCIO JOSE SANCHEZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers
1 de 1 Golden State Warriors e Cleveland Cavaliers - Foto: MARCIO JOSE SANCHEZ/ASSOCIATED PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

O fim de um jejum de mais de cinco décadas. Em jogo equilibrado e com constantes mudanças no placar, o Cleveland Cavaliers venceu o Golden State Warriors por 93 a 89 e se consagrou como campeão da temporada 2015/2016 da NBA na noite deste domingo (19/6). Foi o primeiro título da história da franquia e da cidade na principal liga de basquete do mundo.

Os heróis do título inédito do Cavaliers foram Lebron James, astro e líder do time, e Kyrie Irving, que havia saído do jogo 5 com impressionantes 41 pontos anotados. A vitória ainda quebrou mais um tabu: primeira vez na história da NBA que um time conseguiu reverter uma desvantagem de 3 a 1 nas finais do torneio.

Eleito MVP (jogador mais valioso) das finais, James terminou o jogo de joelhos e aos prantos: após ter deixado o time para ser campeão pelo Miami Heat (2012 e 2013), ele finalmente cumpriu a promessa de levar seu time do coração à glória na NBA. Na entrevista pós-troféu, não conteve o grito: “Cleveland, essa é pra vocês!”.

Reprodução/Twitter
LeBron James na entrevista pós-título: “Cleveland, essa é pra vocês!”

 

No minuto final, com os times vacilando nos arremessos, Irving aprumou o salto e acertou a bola de três que praticamente sacramentou a conquista. Irving fechou o derradeiro jogo com 26 pontos, enquanto Lebron acumulou mais um triplo-duplo (27 pontos, 11 assistências e 11 rebotes).

Com atuação apagada, Stephen Curry, MVP (jogador mais valioso) da temporada regular, teve uma noite marcada por erros — fez apenas 17 pontos.

Diante de 20 mil torcedores na Oracle Arena, casa dos Warriors em Oakland (Califórnia), as equipes fizeram um duelo à altura das seis partidas anteriores disputadas na série final. Mas, desta vez, nenhum time conseguiu se distanciar no placar.

Foi um confronto decidido no detalhe. Nos minutos finais, uma sequência de arremessos imprecisos evidenciou o clima tenso e épico da partida. Até que Irving, ironicamente, acertou a decisiva bola de três justamente sobre Curry.

Abaixo, Curry deixa a arena cabisbaixo após atuação sem o brilho de costume:

 

Jejum e duelos
A cidade de Cleveland, no estado de Ohio, sofria um incômodo jejum de troféus que durou 52 anos — ou 146 temporadas — nas quatro principais ligas esportivas dos Estados Unidos (basquete, futebol americano, hóquei no gelo e beisebol). O último título havia sido em 1964, com os Cleveland Browns na NFL (futebol americano).

Curry e James protagonizam uma das disputas mais empolgantes da história NBA. Na segunda final seguida entre os dois times, eles não duelaram sozinhos. Os “coadjuvantes” jogaram bastante e decidiram jogos, sobretudo Draymond Green (Warriors) e Kyrie Irving (Cavaliers).

Compartilhar notícia