metropoles.com

FIA promete esclarecimentos após situação de Alonso no pódio em Jeddah

O piloto espanhol da Aston Martin perdeu o pódio por ter sido punido com dez segundos após a bandeirada

atualizado

Compartilhar notícia

Eric Alonso/Getty Images
Fernando Alonso
1 de 1 Fernando Alonso - Foto: Eric Alonso/Getty Images

A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) promete discutir nesta semana o assunto que virou polêmica ao final do GP da Arábia Saudita envolvendo o 3º lugar de Fernando Alonso. Depois de cruzar a linha de chegada atrás dos dois carros da Red Bull, e comemorar o feito, o espanhol perdeu o pódio em Jeddah por ter sido punido com dez segundos após a bandeirada. Em seguida, depois do protesto da Aston Martin, a decisão foi revista e o piloto acabou reintegrado à condição de ter 3º colocado.

Diante da polêmica, o órgão regulador da entidade quer abordar as circunstâncias do fato para que tudo seja esclarecido antes da realização do GP da Austrália, que está marcado para o dia 2 de abril, pela terceira etapa do Circuito Mundial de Fórmula 1.


“O pedido aos Comissários Desportivos para a revisão da decisão inicial foi feito na última volta da prova. A decisão dos comissários de ouvir e conceder o Direito de Revisão pelo Concorrente foi resultado de novas evidências sobre a definição de “trabalhar no carro” para a qual havia precedentes conflitantes e isso foi exposto por essa circunstância específica”, afirmou um dos representantes da entidade que comanda a F-1.

Na largada, Alonso foi penalizado em cinco segundos por alinhar, de forma incorreta, o seu carro na caixa de grade. Após conseguir a pole logo de cara, ele cedeu a liderança para o mexicano Sergio Pérez na volta de número quatro e passou a administrar a diferença para o líder da prova.

Durante a disputa, o bicampeão mundial acabou por optar em fazer a troca de pneus quando um safety car foi acionado. Ao entrar nos boxes, os mecânicos esperaram os cinco segundos antes de iniciar a operação. No entanto, um macaco ficou encostado na traseira do AMR23 e esse detalhe acabou sendo alvo de reclamação, o que originou nova sanção ao espanhol.

Com a perda do 3º lugar, a Aston Martin, após um direito de revisão, conseguiu com que a decisão fosse anulada. Dessa maneira, Fernando Alonso teve a terceira colocação recuperada e conseguiu comemorar o seu centésimo pódio na carreira na Fórmula 1.

“Não houve um acordo claro que pudesse ser invocado para determinar que as partes concordassem que um macaco tocando um carro equivaleria a trabalhar no carro. Nessas circunstâncias, consideramos que nossa decisão original de impor uma penalidade ao carro 14 precisava ser revertida e o fizemos de acordo”, afirmou um comissários da corrida.

Diante do impasse criado, um porta-voz da FIA anunciou que o tema será discutido na próxima reunião do Comitê Consultivo Esportivo que acontecerá nesta quinta-feira para esclarecer qualquer confusão para eventos futuros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?