metropoles.com

Bottas domina, desbanca Vettel e vence o GP da Áustria de Fórmula 1

Os resultados deste domingo mantiveram Vettel na liderança da temporada, agora com 171 pontos, 20 na frente de Hamilton

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Facebook
bottas
1 de 1 bottas - Foto: Reprodução/Facebook

O finlandês Valtteri Bottas fez valer a surpreendente pole position obtida no treino de classificação. Neste domingo (9/7), com extrema tranquilidade, o piloto da Mercedes dominou o GP da Áustria de Fórmula 1 e venceu a prova disputada no circuito de Spielberg, a nona da temporada. Foi apenas o segundo triunfo de sua carreira. O brasileiro Felipe Massa, por sua vez, depois de encontrar dificuldades com o ajuste de sua Williams na sexta e no sábado, teve uma excelente largada, subiu oito posições e foi o nono.

Depois de largar em segundo, o alemão Sebastian Vettel também manteve a posição e conquistou um bom resultado para a Ferrari. Já o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, que ganhou o terceiro posto na largada ao ultrapassar Kimi Raikkonen, completou o pódio. Embora não tenha terminado entre os três primeiros, o britânico Lewis Hamilton fez uma boa corrida de recuperação, ganhou quatro colocações de sua posição de largada e foi o quarto.

Os resultados deste domingo mantiveram Vettel na liderança da temporada, agora com 171 pontos, 20 na frente de Hamilton. Com o triunfo, por sua vez, Bottas foi a 136, enquanto Ricciardo subiu para 107, em quarto. Já Massa é apenas o décimo, com 22.

Pressionado pelas duas Ferraris, Bottas fez uma boa largada e manteve a primeira colocação, seguido por Vettel. Raikkonen, porém, não teve o mesmo desempenho e foi ultrapassado por Ricciardo e Grosjean.

Já Hamilton, punido com a perda de cinco posições no grid após trocar a caixa de câmbio antes de completar seis corridas com o componente, ganhou duas colocações e terminou a primeira volta em sexto.

Massa
Quem também fez excelente largada foi Felipe Massa. Depois do péssimo treino de classificação e de sair apenas em 17º, o brasileiro ganhou inúmeras posições no início e subiu para nono. Seu parceiro canadense Lance Stroll, que largou em 18º, teve desempenho similar e alcançou o décimo posto.

Kvyat, Alonso e Verstappen, por sua vez, se envolveram em um acidente. Tanto o espanhol quanto o holandês abandonaram, enquanto o piloto da Toro Rosso até continuou na pista, mas foi punido com um drive through e teve sua corrida comprometida.

Se Bottas mantinha a liderança com certa tranquilidade, sem ser ameaçado por Vettel, Hamilton seguia com sua corrida de recuperação: ultrapassou Grosjean e aumentou a pressão sobre Raikkonen.

Os pilotos, então, sem muita ação na pista, começaram a entrar nos boxes. E, se Bottas manteve a liderança com boa vantagem sobre Vettel, Hamilton ganhou a quarta posição de Raikkonen e passou a diminuir a desvantagem para Ricciardo. Massa, por sua vez, manteve a nona colocação, sempre seguido por Stroll.

Faltando poucas voltas para o fim, quando a única disputa relevante parecia ser entre Hamilton e Ricciardo, alguns pingos apareceram no Red Bull Ring. Mas foi apenas um susto. Embora a incerteza sobre o tempo tenha permanecido até a última volta, a chuva não caiu na pista.

Melhor para Bottas
Após segurar uma leve pressão de Vettel nas duas últimas voltas, o finlandês conquistou uma importante vitória à Mercedes. Hamilton, por outro lado, não conseguiu ultrapassar Ricciardo e fechou em quarto.

A décima etapa da temporada será disputada já no próximo domingo: será o GP da Grã-Bretanha, no tradicional circuito de Silverstone.

Confira a classificação final do GP da Áustria de Fórmula 1:

1º – Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), em 1h21min48s523

2º – Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 0s658

3º – Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 6s012

4º – Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 7s430

5º – Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 20s370

6º – Romain Grosjean (FRA/Haas), a 73s160

7º – Sergio Perez (MEX/Force India), a uma volta

8º – Esteban Ocon (FRAN/Force India), a uma volta

9º – Felipe Massa (BRA/Williams), a uma volta

10º – Lance Stroll (CAN/Williams), a uma volta

11º – Jolyon Palmer (ING/Renault), a uma volta

12º – Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren), a uma volta

13º – Nico Hülkenberg (ALE/Renault), a uma volta

14º – Pascal Wehrlein (ALE/Sauber), a uma volta

15º – Marcus Ericsson (SUE/Sauber), a duas voltas

16º – Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a três voltas

Não completam

Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso)

Kevin Magnussen (DIN/Haas)

Fernando Alonso (ESP/McLaren)

Max Verstappen (HOL/Red Bull)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?