metropoles.com

Após cancelamentos e adiamentos, temporada da F1 começa neste domingo

Circuito de Spielberg, na Áustria, receberá espécie de rodada dupla das primeiras corridas do calendário 2020

atualizado

Compartilhar notícia

Yin Liqin/China News Service/Visual China Group via Getty Images
Fórmula 1
1 de 1 Fórmula 1 - Foto: Yin Liqin/China News Service/Visual China Group via Getty Images

Foram meses de indefinição, adiamentos e cancelamentos. Mas os fãs da Fórmula 1 terão um prato cheio neste domingo (05/07), quando a temporada 2020 da mais importante categoria do automobilismo mundial terá início. Em março, data prevista originalmente para o primeiro Grande Prêmio, a pandemia do novo coronavírus fez com que os planos mudassem. Com as equipes em Melbourne, a notícia de que um mecânico da Mercedes testara positivo para a Covid-19 causou alvoroço e motivou o cancelamento da etapa.

A partir daí, o que se viu foi uma sucessão de adiamentos e cancelamentos de Grandes Prêmios. A tradicional corrida de Mônaco, por exemplo, não ocorrerá em 2020. Mesmo destino tiveram as etapas da França, do Vietnã e da Holanda, as duas últimas estreantes na categoria de monopostos.

Com o novo calendário, já se sabe que algumas etapas serão realizadas no mesmo circuito. Assim, a segunda corrida de 2020 será novamente em Spielberg, no dia 12 de julho. A Inglaterra será outro país a receber dois Grandes Prêmios em sequência, nos dias 2 e 9 de agosto. O segundo, aliás, será uma etapa comemorativa, que marcará o 70º aniversário da categoria.

Até o momento, oito etapas foram confirmadas. O Grande Prêmio do Brasil, marcado para o dia 15 de novembro, não sofreu alterações por enquanto.

Protestos até em carros

A onda de manifestações contra o racismo no mundo chegou também à Fórmula 1. Além do posicionamento de nomes como Lewis Hamilton, a equipe do inglês, a Mercedes, também mostrou que entrará na luta contra o preconceito. A escuderia anunciou a pintura do carro para a temporada. Com um bólido preto, o time afirmou ser contra qualquer tipo de preconceito.

Na pista, Hamilton e a Mercedes seguem com franco favoritismo. Atual tricampeão mundial, o inglês segue a passos largos para se colocar como o maior nome da história da categoria. Com seis títulos no currículo, o piloto nascido em Stevenage poderá igualar o heptacampeonato do alemão Michael Schumacher. Para tanto, a Mercedes mostrou nos testes de pré-temporada que, mais uma vez, será o time a ser batido. Além dos bons resultados nos treinos, os bólidos da escuderia terão alterações importantes em relação à temporada 2019, o que pode ajudar a aumentar ainda mais a superioridade dos monopostos.

Para o automobilismo brasileiro, a temporada 2020 também será marcada pela ausência de pilotos do Brasil. Sem um representante na categoria desde o GP de Abu Dhabi, que marcou a despedida de Felipe Massa, o país novamente não terá um nome no grid da Fórmula 1. Pietro Fittipaldi, neto do bicampeão mundial Emerson Fittipaldi, entretanto, será piloto reserva da Haas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?