metropoles.com

Atleta de Brasília conquista o ouro na Copa Brasil de Street Workout

“Estava treinando 6 vezes na semana e 2 vezes ao dia. Foi muito cansativo, mas valeu a pena”, relatou o competidor

atualizado

Compartilhar notícia

Ronaldo Batista
1 de 1 Ronaldo Batista - Foto: null

Fé, foco e dedicação. Essas são as três palavras que Ronaldo Batista define como a “fórmula mágica” da vitória. O jovem, de 22 anos, foi campeão nacional da Copa Brasil de Street Workout, que tem a participação de atletas de calistenia e crossfit. O campeonato ocorreu em 20 e 21 de julho, no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (BH).

O atleta brasiliense disputou a competição com outros 35 participantes e conquistou o ouro em sua categoria. Mas a jornada até a vitória não foi fácil. “Participei de um campeonato em janeiro deste ano e fiquei em 6º lugar. Isso me motivou a me preparar para o nacional. Estava treinando 6 vezes na semana e 2 vezes ao dia. Foi muito cansativo, mas, ser campeão foi uma das maiores emoções da minha vida. Me trouxe um espírito de paz e liberdade. Subi ao pódio e dei um grito involuntário. Estava vendo meu esforço ser recompensado”, relatou Ronaldo. 

O jovem conheceu a modalidade há três anos por meio das redes sociais. Desde então, não parou de praticar. “Eu comecei a ver perfis de Instagram relacionados à calistenia e achei muito interessante. Então, comecei a pesquisar mais sobre o assunto. Um dia resolvi ir em um treino em Águas Claras, gostei e, hoje, sou apaixonado”, disse o campeão. 

0

Após conseguir o primeiro lugar no campeonato nacional, agora, o jovem visa conquistar o pódio no sul-americano. “Pretendo continuar disputando competições e meu próximo passo é o torneio americano. E, em seguida, o mundial”, revela Ronaldo. Atualmente o competidor não tem patrocínio e arca com todos os custos por conta própria. “Pago todas as viagens e minha única ajuda, além dos treinos normais, é a de um amigo que cursa educação física”, contou o atleta. 

Para aqueles que querem começar a praticar a modalidade, Ronaldo tem um recado: “Apenas se joguem e entrem de cabeça. Eu comecei a treinar a calistenia sem nem saber fazer flexão ou barra. E, hoje, sou campeão brasileiro. É um “esporte” para todas as pessoas, sem restrição de idade, peso ou tamanho. Qualquer um pode praticar. São exercícios diferentes para cada grupo, então, não tenham medo de participar”. 

Quer praticar?

Águas Claras: Domingo – 17h / Quarta-feira – 19h50 / Sábado – 10h. Os treinos ocorrem no Parque de Águas Claras.

Candangolândia: de segunda a sexta-feira, às 17h30. Os treinos ocorrem no Centro de Ensino Médio Júlia Kubitschek.

*Todos os treinos são gratuitos

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?