metropoles.com

Taís Araújo é a primeira negra a apresentar o programa “Saia Justa”

Ela é um dos nomes que substituem Barbara Gancia e Maria Ribeiro, que não tiveram os contratos renovados e se despediram do GNT

atualizado

Compartilhar notícia

Sergio Zalis/Globo/Divulgação
Sergio Zalis/Globo/Divulgação
1 de 1 Sergio Zalis/Globo/Divulgação - Foto: Sergio Zalis/Globo/Divulgação

Taís Araújo é a primeira mulher negra a apresentar o programa Saia Justa, do canal fechado GNT. Ela é um dos nomes que substituem Barbara Gancia e Maria Ribeiro, que não tiveram os contratos renovados e se despediram da telinha na última quarta-feira (21/12).

Eleita a Mulher do Ano pela revista GQ, Taís representa a negritude e traz no seu discurso questões como racismo, desigualdade e dualidades que marcam a sociedade brasileira. Formada em jornalismo, despontou com destaque na tevê em 1996, na novela Xica da Silva, de Walcyr Carrasco, na Rede Manchete. Taís foi a primeira negra a ser protagonista de uma novela no país.

Sete anos depois, fez a personagem Preta, em “Da Cor do Pecado”, da Rede Globo, escrita por João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou Ellen, vilã na novela Cobras & Lagartos. Em 2009, viveu uma das Helenas de Manoel Carlos na novela Viver a Vida. Desde então, uma série de personagens relevantes na TV, cinema e teatro marcam a carreira de Taís.

Como nova integrante do Saia Justa, Taís Araújo simboliza uma reformulação mais plural do programa, que recebeu algumas críticas por ser voltado unicamente para o público classe média alta. Ao lado do seu marido Lázaro Ramos, a atriz trilha a carreira em conjunto com a militância. Destaca-se a última peça do casal “O Topo da Montanha”, que retrata parte da história do mártir do movimento negro mundial, Martin Luther King.

Reprodução

A luta da atriz se aprofundou quando, em 2015, ela foi vítima de racismo nas redes sociais ao postar fotos com seu cabelo naturalmente crespo.

O “Saia Justa” está no ar desde 2002. Ancorado inicialmente pela jornalista Mônica Waldvogel, a primeira formação contou com as participações da cantora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da escritora Fernanda Young. Desde então, nomes como Betty Lago, Maitê Proença, Luana Piovani, Márcia Tiburi, Ana Carolina e Soninha Francine passaram pelos sofás do estúdio. A jornalista Astrid Fontenelle continuará como âncora do programa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?