metropoles.com

Prêmio Multishow 2019: funk é protagonista em meio à diversidade

Durante o evento, sertanejo e pagode também tiveram atuação destacada: mas o batidão foi quem brilhou mais

atualizado

Compartilhar notícia

Multishow/Divulgação
Anittaed
1 de 1 Anittaed - Foto: Multishow/Divulgação

O Prêmio Multishow, mesmo que ainda muito distante das cerimônias espalhadas mundo fora (VMA, EMA, AMA…), é o principal termômetro do mercado pop brasileira. Por isso, a noite dessa terça-feira (29/10/2019) tem importante lições sobre a indústria fonográfica local: de cara, o funk segue consolidado como o gênero mais proeminente da indústria.

Porém, no caso brasileiro, o funk não tem um reinado sozinho. Ele divide espaço com o sertanejo e com o pagode, compondo assim a salada de frutas musical do país. Anitta e Ludmilla receberam dois prêmios – um deles, é verdade, dividido entre as duas na polêmica Onda Diferente –, Marília Mendonça levou um, assim como Dilsinho, Zé Neto & Cristiano e Felipe Araújo (em parceria com Ferrugem). Rennan da Penha e MC Livinho faturaram a estatueta do superjúri – uma das novidades desta edição.

Em termos de apresentações, prêmios e avaliação do júri especializado, o funk deu um passo à frente: Ludmilla levou como Cantora do Ano; Anitta fez, certamente, o melhor show da noite; e a escolha dos especialista por Rennan da Penha e Livinho (com o hit Hoje Eu Vou Parar na Gaiola) mostrou o discreto tom político da premiação.

Isso sem falar da treta envolvendo Ludmilla e Anitta: com direito a vaias, choro e dança de deboche. O principal sinal do Prêmio Multishow 2019, além da diversidade musical do Brasil, é que por aqui o funk vem cada vez mais assumindo um protagonismo na cena pop! E, sinceramente, isso é bom.

P.S.: Fica ainda a menção positiva a apresentação de Some Que Ele Vem Atrás, a aguardada parceria entre Anitta e Marília Mendonça.

Confira os vencedores:

Cantor do ano: Dilsinho, Ferrugem, Gabriel Diniz (In Memorian), Gusttavo Lima e Wesley Safadão
Cantora do ano: Anitta, Ivete Sangalo, Iza, Ludmilla e Marília Mendonça
Música do ano: Atrasadinha (Felipe Araújo com participação de Ferrugem), Dona de Mim (Iza), Jenifer (Gabriel Diniz), Péssimo Negócio (Dilsinho) e Todo Mundo vai Sofrer (Marília Mendonça)
Música Chiclete do ano: Atrasadinha (Felipe Araújo com participação de Ferrugem), Bola Rebola (Anitta, Tropkillaz e J. Balvin com participação de MC Zaac), Jenifer (Gabriel Diniz), Medley da Gaiola (Mc Kevinho o Chris e Dennis), Onda Diferente (Anitta, Ludmilla e Snoop Dogg, com participação de Papatinho).
Show do ano: Baiana System, Gusttavo Lima, Marília Mendonça, Thiaguinho e Tribalistas
Grupo do ano: Atitude 67, Baiana System, Melim, Sorriso Maroto e Turma do Pagode
Dupla do ano: Anavitória, Jorge & Mateus, Matheus & Kauan, Simone & Simaria e Zé Neto e Cristiano
Fiat Argo Experimente: Duda Beat, Jão, Lagum, Malia e Vitão
Clipe TVZ do ano: Amor Bandido (Lexa e MC Kekel); Bem Pior Que Eu (Marília Mendonça); Garupa (Luísa Sonza, Pabllo Vittar); Terremoto (Anitta & Kevinho); Vingança (Luan Santana ft Mc Kekel)

Categorias Superjúri

Canção do ano: Amarelo (Emicida part. Majur e Pabllo Vittar), Hoje Eu Vou Parar na Gaiola (MC Livinho part. DJ Rennan da Penha), Sulamericano (BaianaSystem)
Disco do ano: Abaixo de Zero: Hello Hell (Black Alien), Ladrão (Djonga), O Futuro Não Demora (BaianaSystem)
Revelação do ano: Duda Beat, Mc Tha, Josyara

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?