Novela, BBB e série: o que ver na televisão em 2020

A programação promete muita novidade, seja na telinha ou no streaming. Estreias e dezenas de produções vão garantir diversão ao longo do ano

Vamos lá! Começou 2020 e a programação televisiva promete muita coisa. Seja na telinha ou no streaming, tem reality show, novela, série e novos programas. Segura no (onde está?) o controle remoto e bora nessa!

A casa mais vigiada do Brasil

Ainda é grande o mistério sobre a 20ª edição do BBB. Alguns rumores já circularam por aí, inclusive antecipando a participação de youtubers famosos. Balela, segundo Boninho em seu Twitter. Entretanto, o Grande Irmão já deu a letra na mesma rede: parece que teremos de novo dois grupos distintos no reality.

Outro rumor que circula por aí é a participação de famosos neste ano. Deborah Secco, fã do programa, aparentemente já está escalada para um rápido rasante (ela estará na próxima novela das sete, falaremos dela logo mais). Certezas mesmo só a partir do dia 21 de janeiro, quando o BBB20 entra no ar.

Cenas do próximo capítulo

Até agora, pouco se sabe sobre a agenda da Globo no que diz respeito às novelas de 2020. Já confirmada e em produção, Salve-se Quem Puder, de Daniel Ortiz, é a próxima das sete estrelando Flávia Alessandra e Deborah Secco. Em seguida o rumor é A Morte Pode Esperar, de Mauro Wilson, sobre um jogador de futebol aposentado.

Elenco de Salve-se Quem Puder: Luna/Fiona ( Juliana Paiva ), Kyra/Cleyde ( Vitória Strada) e Alexia/Josimara ( Deborah Secco )

No horário das seis, várias possibilidades, todas elas de época. Nos Tempos do Imperador, quase uma continuação de Novo Mundo, desta vez focada em Dom Pedro II. Gilberto Braga pode voltar ao horário com a adaptação do romance A Feira das Vaidades, que virou até filme estrelando Reese Witherspoon. Alcides Nogueira também estaria transformando um livro em novela, A Intrusa. O Selvagem da Ópera, antes supersérie de Maria Adelaide Amaral, tem chances de aparecer às 18h. Consta ainda na lista Além da Ilusão, de Alessandra Poggi.

Já no horário nobre, Lícia Manzo fará sua estreia quando Amor de Mãe exibir o último capítulo – a trama se chamará Em Seu Lugar. João Emanuel Carneiro, de Avenida Brasil e Segundo Sol, também deve voltar com novo projeto ainda este ano. Gloria Perez o seguiria. Verdades Secretas 2, de Walcyr Carrasco, pelo visto, só em 2021, e direto na Globoplay.

Com trama contemporânea no ar, a RecordTV se prepara para a estreia de nova novela bíblica, Gênesis. No SBT, O Patinho Feio, versão de famosa novela latina, ainda não tem previsão nem para ser gravada.

Risadas

Quem sente falta de Tá no Ar já tem candidato certo a programa do ano. Vem aí o Fora de Hora. Em formato que imita telejornal, a mais nova produção de humor global deve entrar na programação ainda em janeiro. Marcius Melhem e Marcelo Adnet comandarão a empreitada ao lado de grande elenco.

Coisa nossa

No universo do streaming teremos cada vez mais conteúdo brasileiro. É o que promete, por exemplo, a Amazon Prime Video, que recentemente anunciou a produção de seis séries para 2020, incluindo Dom, com assinatura da Conspiração Filmes, e Lov3, da Losbragas. A Netflix terá Onisciente.

As Five: Lica ( Manoela Aliperti ), Tina ( Ana Hikari ), Keyla ( Gabriela Medvedovski ), BenÊ ( Daphne Bozaski ) e Ellen ( Heslaine Vieira )

Já a Globoplay programou o suspense Desalma e o drama Onde Está Meu Coração. As Five seguirá o quinteto iniciado em Malhação. Na matriz, a Globo, podemos esperar a continuação de sucessos como Sob Pressão e Segunda Chamada. Pode ser também que A Garota da Moto volte ao SBT em terceiro ano.

Importados

Ryan Murphy, o maior trabalhador da TV americana, terá agenda cheia em 2020. Em 19 de janeiro, na Fox, estreia 9-1-1: Lone Star, spin-off de 9-1-1, estrelando Rob Lowe e Liv Tyler. Hollywood, minissérie para a Netflix, conta histórias do cinema de outrora. Também na companhia de streaming, The Politician volta para a segunda temporada. Pose retornará no FX. Sarah Paulson estrela Ratched, espécie de prequel de O Estranho no Ninho focada na sádica enfermeira Mildred. Ela também estará em American Crime Story: Impeachment sobre o escândalo sexual do governo Bill Clinton. Teremos ainda a décima leva de episódios de American Horror Story, um projeto sem título com Billie Lourd, uma série sobre o assédio e as ramificações do #MeToo… Chega. Lá por maio a gente atualiza isso.

Shonda Rhimes, criadora de Grey’s Anatomy e Scandal, finalmente fará sua estreia na Netflix com a romântica Notes on Love. Depois do hit Big Little Lies, Nicole Kidman volta à TV com mais um programa baseado em livro da conterrânea australiana Liane Moriarty, Nine Perfect Strangers. A amiga Reese Whiterspoon vai para outra adaptação literária, desta vez de Celeste Ng, Little Fires Everywhere. O mestre do suspense Stephen King terá dois livros serializados: The Stand e The Outsider. Cheia de Emmys na prateleira, Phoebe Waller-Bridge produz e participa de Run, na HBO. É muita novidade.

Finalizando, segue a triste listinha de séries que terão em 2020 sua última temporada: How To Get Away With Murder, Arrow, The Good Place, BoJack Horseman, Supernatural, Criminal Minds, Modern Family, Homeland, Fuller House, Glow, Lucifer, 13 Reasons Why, Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D. e Vikings.

Agora vai?

Pelo menos três apresentadoras aguardam a chance de voltar à programação em 2020. Com última participação oficial no reality de mentirinha Best Cake, da novela A Dona do Pedaço, Angélica confirmou, para este ano, o retorno à telinha. Em espera, está Patrícia Poeta, atualmente no É de Casa. A expectativa é a de um voo solo. Sabrina Sato é outra que espera sua vez na RecordTV.