metropoles.com

Mestre do Sabor: entenda como vai funcionar o reality show da Globo

O programa estreia nesta quinta-feira (10/10/2019) e coloca a emissora na rota dos programas gastronômicos

atualizado

Compartilhar notícia

Globo/Divulgação
Mestre do Sabor
1 de 1 Mestre do Sabor - Foto: Globo/Divulgação

Na próxima quinta-feira (10/10/2019), a Globo entra de vez na briga com o Masterchef Brasil – antes, os reality shows gastronômicos concentravam-se como quadros de outros programas, por exemplo, o Mais Você. Agora, sob o comando de Claude Troigrois, estreia o Mestre do Sabor, a ser exibido após A Dona do Pedaço.

Além do francês, o programa contará com Batista, José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão. “O assunto caiu no gosto do brasileiro. Primeiro porque, além de curioso, o Brasil é um país imenso e a sua gastronomia é tão jovem quanto a percepção de sabores e aromas são novos também. Tínhamos uma relação com a comida absolutamente simples e a TV trouxe ao grande público a possibilidade de conhecer mais o nosso país”, conta Karla.

O Mestre do Sabor será dividido em seis etapas, que definirão o vencedor.

Confira, a seguir, as fases:

Prato de entrada – Para garantir uma das 24 vagas doreality culinário, chefs profissionais de todo o Brasil preparam seu melhor prato na cozinha. Os três mestres – José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão – degustam os pratos sem saber quem os cozinhou. As avaliações são individuais. A cada uma, o trio decide se o candidato merece uma vaga no seu time para seguir na competição. Se mais de um mestre aprovar o candidato, ele é quem escolhe o time em que vai ingressar. Os três times seguem para a próxima fase com oito integrantes cada um.

Na pressão – A fase tem duas etapas. A primeira, no formato time contra time, é o “Menu Confiança”. Os três times cozinham um menu completo. Dessa vez, cada mestre orienta seus cozinheiros e quem avalia e elege o melhor menu é o apresentador Claude Troisgros. O time que levar o voto de Claude está imune da segunda prova. A segunda etapa é a “Batalha dos Cucas”. Nela, os chefs cozinham individualmente e voltam a ser avaliados pelos mestres José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão, que são responsáveis por definir os dois participantes que deixam a disputa.

Duelos – Esta etapa tem duelos em “mata-mata”. A cada episódio, duplas são formadas, independente dos times e por escolha dos próprios cozinheiros, para a realização da prova. Dessa vez, os chefs disputam a preferência dos mestres. O melhor cozinheiro de cada duelo segue na competição.

Na balança – A fase tem duas rodadas de provas individuais. Na primeira, os chefs cozinham um prato e José Avillez, Kátia Barbosa e Leo Paixão elegem, cada um, seu preferido. Os chefs responsáveis pelos pratos eleitos são classificados para a semifinal. Os chefs restantes cozinham individualmente em mais uma rodada da prova. Os mestres, novamente, elegem os melhores pratos e colocam mais três chefs na semifinal.

Semifinal – A semifinal também acontece em duas partes. Os seis chefs nesta etapa cozinham seu melhor prato. Desta vez, Claude volta ao papel de avaliador. Ele degusta todos os pratos e coloca dois participantes na final. Em uma segunda rodada individual, os mestres assumem o posto de avaliadores e elegem outros dois competidores para seguir adiante. A fase termina com quatro finalistas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?