*
 

Em entrevista ao programa Ofício em Cena, do canal Globo News, o autor de novelas Manoel Carlos anunciou que irá se aposentar após seu próximo trabalho, ainda indefinido.

Uma de suas marcas registradas era a presença de protagonistas chamadas Helena, mulheres de personalidade forte e marcante, que já foram vividas por grandes nomes da dramaturgia como Regina Duarte, Vera Fischer e Taís Araújo.

Manoel Carlos e suas Helenas:

1 – ‘Helena’ (1952)

A primeira novela de Manoel Carlos se chamava… Helena; a trama foi ao ar na década de 1950, pela TV Paulista, segunda emissora da cidade de São Paulo, e trazia Paulo Goulart, Vera Nunes e Hélio Souto em seu elenco.

2 – Lílian Lemmertz – ‘Baila Comigo’

A primeira protagonista chamada Helena, porém, veio apenas na década de 1980 e foi vivida por Lílian Lemmertz; a trama girava em torno de seus gêmeos, João e Quinzinho, ambos vividos por Tony Ramos, que cresceram separados.

3 – Maitê Proença – ‘Felicidade’ (1991)

A Helena seguinte viria apenas uma década depois; a personagem teve idas e vindas com Álvaro (Tony Ramos), personagem com quem teve uma filha, mas separaram-se antes que ele tomasse conhecimento do fato; ao final da trama, os dois se reconciliam e têm um novo filho.

4 – Regina Duarte – ‘História de Amor’ (1995)

A primeira Helena de Regina Duarte se apaixonou pelo médico Carlos Alberto (José Mayer) após se separar de Assunção (Nuno Leal Maia), e passou por provações por conta da a gravidez de sua jovem filha passava, abandonada pelo namorado.

5 – Regina Duarte – ‘Por Amor’ (1997)

A personagem ficou grávida simultaneamente à sua filha, Eduarda, que perdia o bebê na maternidade; ajudada pelo médico do hospital, ela trocou os bebês, visando menos sofrimento à filha

6 – Vera Fischer – ‘Laços de Família’ (1999)

Mãe e filha ‘trocaram’ de namorado ao longo da trama: ao início, Edu (Reynaldo Gianecchini) era parceiro de Helena, mas posteriormente se apaixonou por Camila (Carolina Dieckmann), sua filha; A personagem de Vera acabou junto de Miguel (Tony Ramos)

7 – Christiane Torloni – ‘Mulheres Apaixonadas’ (2003)

A personagem busca mudar os rumos de sua vida após décadas de relacionamento com Téo (Tony Ramos); ela cria um filho pensando que é adotivo, mas na verdade é fruto de um relacionamento de seu marido com uma prostituta.

8 – Regina Duarte – ‘Páginas da Vida’ (2006)

A terceira Helena vivida pela atriz era uma médica que tinha dois filhos adotados, entre eles a pequena Clara (Joana Mocarzel), criança com Síndrome de Down.

9 – Taís Araújo – ‘Viver a Vida’ (2010)

A modelo internacional foi a primeira Helena negra das novelas de Manoel Carlos; ela namorou o personagem Marcos (José Mayer), o que fez com que tivesse problemas com Luciana (Alinne Moraes) e Tereza (Lília Cabral), filha e ex-esposa do empresário.

10 – Bruna Marquezine e Júlia Lemmertz – ‘Em Família’ (2014)

A Helena mais recente foi vivida por duas atrizes: Bruna Marquezine, na primeira fase da trama, e Júlia Lemmertz, no restante; Júlia é filha de Lílian Lemmertz, intérprete da primeira Helena em 1982.

 

 

COMENTE

manoel carlos
comunicar erro à redação

Leia mais: Televisão