Família cobra direitos autorais por trilha sonora do futebol da Globo

Filhos do maestro José Hareton Salvanini pedem indenização pelo uso de criação do pai em vinhetas e chamadas da emissora há mais de 10 anos

atualizado 12/05/2021 21:31

Imagem chamada do Campeonato Brasileiro da TV GloboGlobo/Reprodução

A equipe jurídica da TV Globo está lidando com mais um processo contra o canal. De acordo com o jornalista Flavio Ricco, filhos do maestro José Hareton Salvanini, morto em 2006, movem uma ação desde 2019 cobrando direitos autorais da emissora.

Segundo processo aberto na 2ª vara empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, os herdeiros do musicista reivindicam indenização da Rede Globo de Televisão por uso indevido de composição do maestro em vinhetas e chamadas de futebol, usadas nas transmissões do Campeonato Brasileiro, por pelo menos 10 anos.

A família de Salvanini pede o reconhecimento da paternidade das obras, o direito de sincronização e uma indenização pelo uso da trilha sonora sem os devidos pagamentos.

Entenda o caso

Para o advogado da família do maestro, Daniel Tatsuo Monteiro, o processo deve resultar em uma monta financeira considerável. O advogado argumenta, ainda, que Salvanini trabalhou na Globo no início dos anos 1980 e em suas atividades chegou a compor dezenas de trilhas sonoras para uso da emissora, entre elas, uma em especial que passou a ser a principal nas aberturas e chamadas do futebol naquele ano. A trilha em questão foi substituída anos depois e, após a sua morte, em 2006, com um novo arranjo musical, voltou ao ar.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos.

Últimas notícias