metropoles.com

Cininha de Paula: “A exigência é muito maior para o ator de comédia”

A mulher que dirigiu de Sai de Baixo ao Sítio do Pica-Pau Amarelo chega a Brasília para um workshop intensivo com a câmera

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
IMG_3096
1 de 1 IMG_3096 - Foto: Divulgação

Cininha de Paula tem muitos clássicos no currículo: assina a direção de produções que são xodó nacional, como Sai de Baixo, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Cobras e Lagartos e Toma Lá Dá Cá. Sua maior produção, no entanto, é no teatro, com 25 peças encenadas sob sua batuta. A diretora visita Brasília neste fim de semana para um workshop de atuação.

Com quase quatro décadas de experiência, a realizadora se concentra hoje em musicais, de preferência voltados para os públicos infantil e adolescente. “Minha próxima peça será sobre aquecimento global, essa sensação de que o mundo está acabando. Antigamente, a gente dizia que Deus era brasileiro, mas agora ele se aposentou. O adolescente e a criança estão falando nisso, ter 16 anos e ser indicada ao Nobel da Paz por essa luta é um indício”, comentou a diretora, referindo-se a Greta Thungerg, a ativista adolescente nomeada ao prêmio em 2019.

Apesar do interesse no tema triste, Cininha é conhecida por seus trabalhos de comédia: não seria esta, afinal, a arte de rir da tragédia? “A exigência sobre o ator é muito maior na comédia que no drama, essa máxima é verdadeira. Mas o drama faz parte da comédia: toda situação seria cômica se não fosse séria”, afirmou.

Sobre o trabalho a ser desenvolvido no workshop, Cininha acredita que o trabalho do ator não difere muito se o roteiro for de novela, filme, websérie ou publicidade. Mas o principal conhecimento transmitido em suas aulas, ela acredita, é a familiaridade não só com a câmera, mas com toda a parafernália de equipamentos de um set de filmagens.

É preciso ter noção dos equipamentos, não precisa ser um profundo conhecedor. O ator tem que saber que não pode ficar na frente da luz do colega, entender qual lente está sendo utilizada e como isso define o plano e, é claro, como adaptar a atuação a isso. São noções técnicas básicas

Cininha de Paula, diretora de TV e teatro

O curso, ela garante, não é frequentado apenas por atores, embora eles sejam maioria na sala de aula. “Depende do estado. No Nordeste, atendi professores que me procuravam para ter um approach melhor em videoaulas. Às vezes, vêm advogados”, explica a diretora.

Workshop Intensivo para Câmera com Cininha de Paula
De 22 a 24 de março, na Casa dos Quatro (708 Norte). Investimento: R$ 1,1 mil.  Informações: (61) 98409-0453 ou (11) 99942-9264

Compartilhar notícia