Festival Dulcina retorna e promove espetáculos teatrais em Brasília

Depois de quatro anos, o festival realiza a segunda edição em novembro com 16 montagens cênicas e presença da atriz Denise Stocklos

Após quatro anos sem ser realizado, o Festival Dulcina está de volta. A segunda edição do evento está marcada para novembro e terá 16 espetáculos cênicos durantes 11 dias. Dentre as atrações está a atriz Denise Stocklos com a peça Abjeto Sujeito, uma montagem onde apresenta uma visão própria sobre a escritora Clarice Lispector. Além disso, a artista também promoverá uma roda de conversa sobre o espetáculo.

Para o diretor-geral do Festival, Cleber Lopes, a realização do evento é uma prova de que, mesmo durante a pandemia, com os teatros fechados, atores e produtores não pararam de criar. “O Festival será um momento de comemorar, por meio de produções de diferentes partes do país, o legado revolucionário de Dulcina e sua contribuição para o desenvolvimento da profissionalização artística no Brasil”, afirma.

1/5
Festival Dulcina
A primeira edição do festival ocorreu em 2018
Festival Dulcina de Teatro - Denise Stocklos (Acha)
Festival Dulcina de Teatro - À Beira do Sol

Responsáveis pela curadoria do processo, a atriz Eliana César e o ator André Amaro escolheram 13 peças para fazer parte do festival e explicaram o processo seletivo. As outras 3 são de projetos convidados.

“Procuramos valorizar o retorno ao corpo, ao presencial, onde a proximidade entre artistas e público, trouxesse de volta a experiência mágica, que só o teatro faz acontecer”, explica Amaro. “Teatro é vida pulsando, é transfusão de emoção do palco à plateia e vice-versa; os conceitos podem mudar, mas no teatro revelamos o que existe de essencial no ser humano”, complementa Eliana.

Além dos espetáculos, o público poderá conferir a exposição Acervo Dulcina: Parte I, no mezanino da Praça Central do Espaço Cultural Renato Russo. Itens inéditos, até então guardados em baús centenários, poderão ser vistos de perto.

Festival Dulcina
3 a 13 de novembro. Programação com horários, preços e locais das montagens cênicas disponível no site oficial do evento