metropoles.com

Sucesso nos anos 1990, eles sumiram por aqui mas continuam na ativa

Rick Astley está de disco novo, Tanita Tikaram também. E outros, como Ace of Base, Vanila Ice e Joan Osborne continuam todos longe da aposentadoria, embora não toquem por aqui

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Rick Astley
1 de 1 Rick Astley - Foto: Divulgação

Nos anos 1990, ouvimos muito músicas de Rick Astley, Tanita Tikaram, Vanilla Ice, Sheryl Crow e grupos como Ace of Base. Nenhum deles conseguiu mais repetir o êxito por aqui neste novo século. Mas isso não significa que se retiraram de cena. Em seus países de origem, esses e outros astros da época continuam lançando discos ou fazendo shows. Veja só:

Rick Astley
O cantor britânico fez muito sucesso na virada das década de 1980 para de 1990, com músicas como Never Gonna Give You Up e Take me to Your Heart, produzido pelo trio Michael Stock, Matt Aitken e Pete Waterman, os mesmo de Kylie Minogue, Bananarama e Jason Donovan. Sumiu após 1993. A carreira perdeu fôlego em 1993 — com a pouca repercussão de “Body & Soul” –, mas ele não. Aos 50, acaba de lançar o álbum “50”.

Tanita Tikaram
A cantora e compositora alemã ganhou fãs no Brasil a partir do hit  “Cathedral Song”, lançada em 1988 (no CD “Ancient Heart”), mas que atravessou os anos 1990 fazendo sucesso em versões de Zélia Duncan e Renato Russo. O último disco dela lançado por aqui foi o ótimo “Capuccino Songs” (1998). Os dois seguintes — “Sentimental” (2205) e “Can’t Go Back” — foram ignorados. Pois acaba de lançar mais um, “Closer to People”.

Vanila Ice
Vai dizer que você não dançou “Ice, Ice baby…” nos anos 1990?! E não é porque os brasileiros o esqueceram que o rapper norte-americano aposentou as chuteiras. Neste século, ele lançou três discos “Bi-Polar” (2001), “Platinum Underground” (2005) e “W.T.F.” (2011). E continua cumprindo uma agenda de shows por todos os Estados Unidos.

Sheryl Crow
Músicas como “All I Wanna Do” e “If It Makes You Happy” tornaram Sheryl Crow bastante familiar à audiência da MTV. Mas o último disco dela a repercutir razoavelmente por aqui foi “C’mon, C’mon” (2002). Desde então, ela não parou. lançou quatro álbuns, o mais recente “Feels Like Home” (2013).
E continua na estrada. Terça-feira (12) mesmo ela faz show em Québec, Canadá.

Jason Donovan
Não lembra do Jason Donovan? O nome dele talvez não. Mas com certeza vai lembrar de “Sealed With a Kiss”. Lançada em 1989, foi sucesso aqui nos anos seguintes e se popularizou mais ainda com a versão “Quatro Semanas de Amor”, com a dupla Luan & Vanessa. O australiano parou em 1993, atuou em musicais e voltou a gravar em 2008, o álbum “Let It Be”. O disco mais recente dele é “Sign of Your Love” (2012).

Joan Osborne
Em 1996, difícil era ligar a televisão na MTV e não passar o clipe de “One of Us”, de Joan Osborne. Depois disso, nunca mais se ouviu nada dela tocado com tanta frequência em terras brasileiras. Mas a cantora mantém carreira em pleno vapor desde então. De lá para cá, lançou nada menos que 10 álbuns. O mais recente é “Love and Hate” (2014). O vídeo acima “I Don’t Need No Doctor”, é do anterior, “Bring It On Home” (2012).

Ace of Base
“All that she wants is another baby…”. Lembra? O disco Happy Nation” (1993) do Ace of Base tocou muito por aqui. “Lucky Love”, de 1995, já não fez o mesmo sucesso e o grupo sumiu do mapa… do Brasil, porque na Suécia, terra de origem, eles continuam na ativa até hoje. No ano passado lançaram mais um álbum, “Hidden Gems”. Ah, mas a formação passou por um tanto de mudanças nesse tempo.

Compartilhar notícia