metropoles.com

Pianista de Sobradinho traz à luz canções inéditas de Claudio Santoro

Músico desde os cinco anos, Pablo Marquine tem como meta gravar a obra completa do compositor amazonense

atualizado

Compartilhar notícia

Renata Prado/Divulgação
Pablo Marquine pianista
1 de 1 Pablo Marquine pianista - Foto: Renata Prado/Divulgação

Com 30 anos de idade, Pablo Marquine mostra ser um artista ambicioso. Pianista desde os cinco anos, o brasiliense nascido em Sobradinho tem como objetivo de carreira gravar a obra completa do compositor amazonense Claudio Santoro – fundador da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

“Dos grandes compositores eruditos brasileiros, só Heitor Villa-Lobos tem a obra completa para piano solo. Santoro tem 14 sinfonias escritas e mais de 600 composições completas. Precisamos resgatar essa figura tão importante da música”, diz Marquine.

A primeira parte (de cinco) se transformou no disco “Claudio Santoro: Obra Completa para piano solo. Volume I – Prelúdios” e será lançada nesta quarta-feira (7/5) durante a apresentação gratuita de Marquine na Casa Thomas Jefferson (706/906 Sul), às 20h. Ele também realizará concerto gratuito na Escola de Música de Brasília (602 Sul) no dia 19 de junho, às 20h.

Feito em parceria com o filho de Claudio Santoro, Raffael, que assina a engenharia de som do disco, o álbum traz 42 prelúdios do compositor – dessas, apenas 34 eram conhecidas até então. A descoberta das outras obras se deu durante a pesquisa do pianista para seu mestrado em Musicologia na Universidade de Brasília (UnB).

Formação
Atualmente, Marquine cursa o Doutorado em Musicologia/ Performance na University of Florida. Seu tema de pesquisa é a obra completa para piano solo de Claudio Santoro. Ele também faz parte do Duo Brasiliano, ao lado da flaustista Sammille Bonfim.

Ele também foi convidado como regente assistente do Coral ASBAC, regido por Antonio Sarazate, para o festival internacional de Coros da Hungria, turnê realizada na Europa Oriental e fez apresentações em Budapeste (Hungria), Praga (República Tcheca), Bratslava (Eslováquia) e Viena (Áustria).

Após os concertos em Brasília, o pianista segue em turnê nacional, passando pelo Rio de Janeiro e São Paulo, e, em seguida, se apresenta nos Estados Unidos e em vários países da Europa.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?