*
 

O Ministério da Saúde promoveu, em uma publicidade inédita, uma ação inserida no clipe “Corpo Sensual”, da cantora Pabllo Vittar. A medida incentiva o uso da camisinha do SUS e faz lembrar da prevenção contra infecções sexualmente transmissíveis (IST).

Juliana Costa Vieira, coordenadora de atendimento da divisão de publicidade do Ministério da Saúde, declarou que a parceria é um projeto inovador na escala do governo.

“Essa oportunidade foi ainda mais interessante porque coloca uma mensagem de conscientização em um ambiente que não encontra resistência por parte do público. Ou seja, nossa mensagem tem uma chance muito maior de ser percebida, assimilada e aceita do que em uma campanha tradicional”, enfatizou.

A música, cujo clipe conta a história de um casal loucamente apaixonado, tem participação de Matheus Carrilho, da Banda Uó.

HIV no Brasil

De acordo com o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, 827 mil pessoas vivem com HIV no Brasil, sendo 372 mil sem tratamento e 260 mil que só sabem que estão infectadas. Outras 112 mil pessoas possuem HIV e não sabem.

O levantamento aponta para a população mais jovem, onde destaca-se o aumento em jovens de 15 a 24 anos. Em 2006 e 2015 a taxa entre os que têm 15 e 19 anos triplicou. O que era 2,4 casos em cada 100 mil habitantes, passou para 6,9 casos. A taxa dobrou entre os que possuem entre 20 e 24 anos, passando de 15,9 para 33,1 casos em cada 100 mil pessoas.

As medidas de prevenção no Brasil se dão através da distribuição de preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e ações educativas. O acesso às novas tecnologias também contribuem para a prevenção, pois é possível fazer uso da testagem rápida (incluindo fluido oral), profilaxia pós-exposição e profilaxia pré-exposição.

 

 

COMENTE

GovernoHIVPabllo Vittar
comunicar erro à redação

Leia mais: Música