metropoles.com

Disco resgata gravações caseiras inéditas de Cássia Eller feitas em 1983

As canções reunidas em “O Espírito do Som – Vol. 1 – Segredo” foram gravadas na QI 3 do Lago Sul, casa de Elisa de Alencar, então namorada da cantora

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Internet
1 de 1 Reprodução/Internet - Foto: null

Em 1983, aos 21 anos, Cássia Eller encontrou em uma casa na QI 3 do Lago Sul um verdadeiro paraíso para uma aspirante à carreira de cantora, como era àquela época. “Havia uma sala grande, com um piano e uma ótima acústica. Cássia adorava”, lembra a jornalista Elisa de Alencar, então namorada de Cássia e moradora do referido endereço. “Na mesma casa, havia um quarto com um aparelho estéreo três-em-um em que era possível fazer registros em fitas cassetes. Lá, Cássia gravou mais de 20 músicas em voz e violão”.

Cássia e a então namorada, Elisa de Alencar
Cássia e a então namorada, Elisa de Alencar

Esses registros Elisa guarda até hoje. Alguns deles deram origem ao CD “O Espírito do Som — Vol. 1 — Segredo”, que acaba de sair pelo selo Porangareté/Coqueiro Verde. “As fitas estavam na casa do meu irmão, em Olinda (PE). Várias estavam mofadas, mas conseguimos recuperar algumas canções”, explica. “‘O Espírito do Som’ surgiu com a ideia de mostrar inéditas da Cássia. Maria Eugênia (Martins), Chicão e Rodrigo Garcia, ex-integrante da banda dela, entraram em contato comigo e eu lembrei de algumas fitas antigas”, conta a jornalista, que mora em Brasília até hoje.

O CD tem 10 faixas, todas gravadas na capital federal. Entre essas raridades, estão composições em português, inglês, francês e espanhol, como “Sua Estupidez” (Roberto Carlos/Erasmo Carlos), “For no One” (Lennon/McCartney) e “Flor do Sol”, de Cássia com Simone Saback. “Essa é a versão original de ‘Flor do Sol’. Uma das coisas mais interessantes do disco é mostrar a voz de Cássia ainda jovem, com 20 poucos anos”, observa Elisa.

Fiquei muito emocionada quando decidiram fazer o projeto, pois também me senti homenageada. Eu e a família dela somos muito ligadas até hoje

Elisa de Alencar

Junto do DVD “Ao Vivo em Niterói” , de Júlia Vargas, e do CD “2×0 Vargem Alta”, da banda homônima (de que Chicão, filho de Cássia, faz parte), “O Espírito do Som — Vol. 1 — Segredo” faz parte da série de lançamentos da estreia do Porangareté. O nome do selo vem da palavra tupi-guarani extraída da letra de “Flor do sol”.

O volume 2 do projeto ainda não tem previsão de lançamento, mas deve contemplar interpretações inéditas de espetáculos musicais de que a cantora carioca participou. “Há gravações fantásticas dos ensaios dos musicais ‘Gigolôs’, de Alexandre Ribondi, e ‘Dose Dupla’, com Janette Dornellas, sob direção de Marcelo Saback”, adianta Elisa.

Porangareté/Divulgação

 

 

“O Espírito do Som – Vol. 1 – Segredo” (Porangareté/Coqueiro Verde). 10 faixas, produzidas por Rodrigo Garcia. Preço médio: R$ 24,90. Ouça.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?