metropoles.com

Cultuado músico americano Daniel Johnston morre aos 58 anos

Admirado por músicos como Tom Waits, Kurt Cobain e Jeff Tweedy, Johnston tinha transtorno bipolar e esquizofrenia

atualizado

Compartilhar notícia

Swift River/ Divulgação
Daniel Johnston
1 de 1 Daniel Johnston - Foto: Swift River/ Divulgação

O cultuado músico americano Daniel Johnston, conhecido pela música True Love Will Find You In The End, morreu aos 58 anos. A informação foi divulgada pelo jornal Austin Chronicle, jornal da cidade onde ele vivia desde os anos 1980. Ele teve um ataque cardíaco, de acordo com seu ex-empresário, Jeff Tartakov.

Admirado por músicos como Tom Waits, Kurt Cobain e Jeff Tweedy, Johnston tinha transtorno bipolar e esquizofrenia, passando por hospitais psiquiátricos ao longo da sua trajetória, e em anos recentes enfrentou complicações de diabetes, infecção nos rins e hidrocefalia, uma condição em que os fluidos do cérebro causam desequilíbrio. As doenças marcaram também seu trabalho na música.

Ele lançou 17 discos durante a carreira, o mais célebre provavelmente foi Hi, How Are You (1983). O vocalista do Nirvana ajudou a popularizar o trabalho de Johnston ao usar com frequência uma camiseta com a capa do álbum no início dos anos 1990.

“Estou trabalhando em um novo álbum Brian Beattie por anos, e espero que ele seja lançado logo”, Johnston disse ao Chronicle em 2018

Conhecido pela música chamada de lo-fi, geralmente gravada com equipamentos simples em sua própria casa, ele é comumente associado à cena indie do final dos anos 1980 ao lado de bandas como Flaming Lips, Yo La Tengo e Built to Spill, embora todas já tenham professado uma admiração especial por ele.

Em 2005, ele foi tema do documentário The Devil and Daniel Johnston.

Compartilhar notícia