metropoles.com

Ademir Júnior grava CD ao vivo com o francês Baptiste Herbin

Os dois saxofonistas se apresentam por três noites no Clube do Choro, destacando influências mútuas e composições próprias

atualizado

Compartilhar notícia

Virginie Sueres/Divulgação
Ademir Júnior, Baptiste Herbin
1 de 1 Ademir Júnior, Baptiste Herbin - Foto: Virginie Sueres/Divulgação

O saxofonista Baptiste Herbin é um francês com espírito de andarilho. Trabalha ora em seu país, ora na Tailândia, Estados Unidos, Itália, Madagascar, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Suíça… E tão variados quanto os lugares por onde ele passa são os artistas com quem divide palcos e estúdios.

Herbin já trabalhou com nomes conhecidos no circuito de música instrumental, como seu conterrâneo Stéphane Belmondo (trompete e percussão), o italiano Enrico Rava (trompete), os americanos Glenn Ferris (trombone) e Jean Toussaint (trompete), o canadense Ralph Bowen (sax)… Tocou também com artistas populares, a exemplo de Dione Warwick e Charles Aznavour.

“O Brasil do Saxofone”
Nesse elenco de parcerias figura ainda o brasileiro Ademir Júnior, prodígio do sax que desenvolveu seu talento em Brasília antes de ganhar o mundo. Os dois músicos se encontraram em Paris e lá desenvolveram o projeto “O Brasil do Saxofone”, levado depois às cidades francesas de Rouen e Nantes.

Agora, os dois músicos voltam a se encontrar com uma missão especial: registrar em CD essa parceria. O disco será gravado a partir de três shows que eles realizam de  quarta (23/3) a sexta (25/3) no Clube do Choro de Brasília.

No palco, os dois saxofonistas dividem afinidades musicais no jazz e na MPB e o amor pelo instrumento que tocam. A dupla vai apresentar repertório no qual homenageiam seus mestres e mostram o que eles próprios têm feito de novo. Estarão acompanhados por Marcelo Corrêa (piano), Daniel Castro (baixo) e Pedro Almeida (bateria).

Prodígio brasiliense
Ademir Júnior tem a mesma desenvoltura do colega de palco no que se refere às parcerias. Ele — que aos 8 anos fez sua primeira gravação num trabalho do cantor Oswaldo Montenegro — já colaborou com Hermeto Pascoal, Roberto Menescal, Elza Soares, Mat’nalia, Toninho Horta e Guinga, entre outros.

No show do Clube do Choro é bem provável que ele inclua faixas de “Camaleão I”, disco lançado em 2013 com participação do saxofonista americano Bob Mintzer. Com esse álbum, Ademir recebeu uma indicação ao Prêmio da Música Brasileira. Reconhecimentos, aliás, não lhe faltam. Até comenda do GDF por relevantes serviços prestados à capital federal ele recebeu. Os prêmios que coleciona não chagaram a ele por acaso. Quem for ao Clube do Choro verá.

Dias 23/3 a 25/3, às 21h. No Clube do Choro de Brasília (Eixo Monumental). Ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). À venda na bilheteria do Clube do Choro e no site Bilheteria Digital. Não recomendado para menores de 14 anos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?