metropoles.com

Leo, ex-dupla com Victor, divide música com palestras e livros

O cantor conversou com o Metrópoles na última sexta (06/12/2019), durante lançamento de A Grande Arte de Se Reinventar, no Pier 21

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Especial para o Metrópoles
Leo-chaves-novo-destaque
1 de 1 Leo-chaves-novo-destaque - Foto: André Borges/Especial para o Metrópoles

Em 2018, após 27 anos de estrada com a dupla Victor & Léo – pelo menos 10 desses no topo do mercado fonográfico brasileiro–, Leo precisou apostar em novos talentos e redefinir seus sonhos. O resultado dessa revolução pessoal é descrito por ele em A Grande Arte de Se Reinventar – As 7 Habilidades Que Podem Mudar Sua Vida, segunda investida literária do cantor sertanejo, lançada em Brasília na última sexta-feira (06/12/2019), na Livraria Leitura do Shopping Pier 21.

Com prefácio escrito pelo historiador Leandro Karnal, o título é um autoajuda clássico, com dicas e ensinamentos que prometem tirar qualquer um do marasmo. “As pessoas têm muito preconceito com esse gênero, mas se você colocar em prática, diariamente, ninguém te segura”, garante o escritor. Segundo Leo, a prova da eficácia das sete ações propostas por ele no livro é a própria vida. “É autobiográfico sim. Tudo que eu falo aqui eu já experimentei e vivo”, explica.

0
Recomeço

Diferente das especulações que ligam o fim da dupla às polêmicas em torno de Victor (acusado de agressão pela esposa em 2017), de acordo com Leo, o desejo de mudança é reflexo de um incômodo interno somado à vontade de viver novos desafios. “Percebi que havia sentado na poltrona do conforto, estacionado meu carro nas minhas conquistas como cantor e compositor. Quando novo, mirei num lugar e cheguei nele. Eu e meu irmão fomos top 1 do Brasil e isso talvez tenha me colocado no automático”, considera.

Desde então, Leo mergulhou no mundo literário, conheceu e se deixou influenciar por escritores como Stephen F. Cohen, John C. Maxwell e Daniel Golemann e adquiriu o hábito da escrita diária. Além de voltar seus estudos para os campos da inteligência emocional, gestão da emoção, filosofia, educação familiar e escolar, coach e pedagogia. “Aprendi a traduzir essas informações para o meu dia a dia e transformá-las em conhecimento de fato. Isso resultou no meu primeiro livro, No Colo dos Anjos, uma ficção”, conta.

A faceta de palestrante surgiu simultânea à de escritor, mas com um obstáculo a mais a ser vencido: a timidez. “Mesmo cantando para milhares de pessoas, eu era muito tímido. Falar em público é muito diferente de cantar. No começo eu treinava na frente do espelho, até me acostumar. Mas hoje isso já está superado”, afirma.

André Borges/Especial para o Metrópoles
A Grande Arte de Se Reinventar – As 7 Habilidades Que Podem Mudar Sua Vida, de Leo Chaves. Editora Planeta, 208 páginas. Preço médio: R$ 39,90
Turnê Identidades

Em novembro deste ano, Leo iniciou a turnê Identidades, a primeira da carreira solo. “O meu grande desafio é reinventar a minha marca artística, a minha imagem. Então estou buscando novas referências, novas influências musicais, estou fazendo um laboratório intenso em estúdio com cantores, produtores, testando arranjos diferentes”, pontua.

“Recomeçar é bem mais difícil que começar. Tive de lidar com muitos monstros. No início você está com o tanque cheio de combustível, depois você tem que encher o tanque de novo e isso requer muito esforço”, analisa Leo.

Para ele, subir sozinho no palco gera dúvidas. “Foram 27 anos ao lado do meu irmão e é natural, pelo histórico memorial e vínculo que tenho com ele e com os fãs da dupla, que eu sinta medo. Às vezes vem na minha cabeça: ‘Será que vai dar certo?’, mas aí eu penso que esse receio, esse frio na barriga, também é um motor”, salienta.

O músico conta, ainda, que a decisão de voltar para o show business não foi fácil. “Fiquei um ano parado e resolvi arriscar, de uma forma diferente, com a minha digital. Mesmo que eu quebre a cara, prefiro tentar”, completa.

Ao analisar os números, as incertezas acerca da nova fase musical parecem infundadas. Só o videoclipe de Wi-Fi do Vizinho, single lançado há duas semanas, ultrapassa 1,5 milhão de visualizações no YouTube. A romântica Sol das Seis, com a funkeira Ludmilla, está no mesmo caminho.

Para 2020, Leo promete um novo livro de ficção, que, segundo ele, já está esboçado. “Eu já tenho a história. É um livro que vai tratar de questões sociais muito fortes”. Além do livro, promete investir mais intensamente na música.  “Tenho muitas canções já produzidas e vou lançando aos poucos”, conclui.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?