metropoles.com

Gigante à Deriva: autor do DF narra isolamento político do Brasil com humor

Marcelo Bizerril aborda assuntos como mídia, política, religião e a relação do Brasil com outros países em tom divertido e leve

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Livro Gigante à Deriva
1 de 1 Livro Gigante à Deriva - Foto: Divulgação

Mídia, política, religião e relação do Brasil com outros países. Esses são os principais assuntos do livro Gigante à Deriva, lançado pelo escritor brasiliense Marcelo Bizerril. Em tom de ficção, o autor aborda problemáticas importantes na sociedade atual e apresenta personagens que se entrelaçam de uma forma bem irônica e cômica, típica do humor brasileiro.

A obra, lançada pela editora Letramento, conta a história de Bob Terceiro, âncora de um importante telejornal; Iris di Deus, líder religiosa e senadora da República; Caco Sullivan diverte-se atacando a ciência no YouTube; e Gy Salvadora, que apresenta um programa de variedades. A questão que fica é: como essas importantes (e curiosas) personalidades irão reagir ao inusitado desprendimento do Brasil da América do Sul e seu deslocamento errante pelo Oceano Atlântico?

Uma peça de ficção que se assemelha assustadoramente ao momento vivido pelo país, que tem desempenho e enfrentamento da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, piores em relação aos vizinhos de continente.

Confira trechos da obra e entenda a narrativa:

0

Autor de outras obras como Outros 500, Savanas e O Tesouro da Capital, Bizerril contou em entrevista ao Metrópoles que, apesar do livro lembrar perfeitamente o momento de isolamento social que estamos vivendo por conta do coronavírus, a obra foi escrita antes da pandemia.

“O livro surge da ideia de isolamento do Brasil em relação ao mundo, que se deve em parte à nossa localização, mas também em muito pela forma como o povo acessa, ou melhor, não acessa a vida política e cultural do mundo. O livro trata da grande influência cultural norte-americana sobre o Brasil e do nosso distanciamento de regiões culturalmente importantes para nós como a América Latina, a África e Portugal”, pontua o autor.

Apesar de se adequar perfeitamente ao momento presente, escrevi bem antes da pandemia, no início de 2019, quando o ambiente de intolerância e radicalização política já estava muito presente no dia-a-dia do país. Daí porque há muitos elementos críticos à lógica social brasileira”, contou Marcelo.

Talvez o que mais chame atenção na obra de Bizerril seja sua narrativa diferente e, por isso, ele classifica a história para jovens adultos. Segundo Marcelo, porém, a trama é contada de forma concisa por um narrador “que vivencia todos os acontecimentos no momento em que os mesmos ocorrem. Trata-se de um personagem central para a trama, mas sua identidade só é revelada quase ao final do livro”.

“Há tempos vinha fazendo anotações para uma história que integrasse o Brasil com Portugal e os países africanos de língua portuguesa. Quando a ideia do Brasil à deriva surgiu, em janeiro de 2019, vieram novos temas que ganharam muita força no enredo e a respeito dos quais tenho grande interesse, como é o caso da mídia e dos processos de comunicação no nosso país. A partir daí, telejornal, programa de variedades, youtubers e WhatsApp ganharam muito espaço e se tornaram um eixo fundamental do livro”, explicou o escritor.

Os personagens

É fato que Bob Terceiro, Iris di Deus, Caco Sullivan e Gy Salvadora remetem à alguma celebridade ou pessoa de sucesso na vida real, principalmente pelo cargo que exercem.

Marcelo Bizerril explicou que a escolha dos personagens serviu para simbolizar um determinado grupo ou classe de pessoas, entretanto, sem referências específicas.

“Os personagens principais são pessoas públicas – apresentadora de programa de variedades, youtuber, âncora de telejornal e líder religiosa com cargo político. Cada personagem simboliza um determinado grupo ou classe de pessoas, sem referências pontuais. Mas um bom divertimento para o leitor pode ser identificar os personagens com seres reais de sua preferência”, finaliza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?