metropoles.com

Dois nomes de referência na cultura brasileira ganham destaque nesta terça (8) na Caixa

Lançamento dos livros “O Turista Aprendiz”, de Mário de Andrade, e “Coletânea Lina Bo Bardi” contará com roda de conversa mediada pela presidente do Iphan

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
1 de 1 - Foto: Reprodução

Dois nomes de referência na cultura brasileira, o escritor Mário de Andrade e a arquiteta Lino Bo Bardi estarão em evidência nesta terça (8/3) na Caixa Cultural (SBS). O pretexto é o lançamento da luxuosa reedição de “O Turista Aprendiz”, dele, e da coletânea de livros dela, que ocorre a partir das 18h, no foyer do centro cultural..

“O Turista Aprendiz” não era reeditado havia 32 anos, embora seja leitura obrigatória para qualquer pesquisador ou curioso nos fundamentos da música brasileira. Nele estão os diários das viagens etnográficas feitas por Mário entre 1927 e 1928 pelo Norte e Nordeste, investigando as manifestações musicais populares dessas regiões.

ReproduçãoA nova edição ficou a cargo das pesquisadoras Telê Ancona Lopez e Tatiana Longo Figueiredo, do Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP). Trata-se de edição comentada, acompanhada por CD-Rom com fotos legendadas feitas na expedição e pelo DVD com o documentário “A Casa do Mário”, de Luiz Bargmann, sobre o cotidiano do escritor — o lado caseiro do viajante.

A “Coletânea Lina Bo Bardi” é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan) e das Edições Sesc São Paulo, em parceria com o Instituto Lina Bo e P.M Bardi. Trata-se de uma caixa com seis livros que reúnem textos, croquis, aquarelas, desenhos, fotos, reproduções de maquetes e construções da arquiteta ítalo-brasileira, que tem no prédio do Masp, em São Paulo, uma de suas criações mais famosas.

DivulgaçãoA edição bilingue (português e inglês) foi organizada pelo arquiteto Marcelo Ferraz e inclui depoimentos da arquiteta sobre seus projetos, análises contemporâneas dessas obras e ilustrações.

O lançamento em Brasília ocorre dentro da programação da mostra “Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” e será marcada por um bate-papo, no teatro, mediado pela presidente do Iphan, Jurema Machado. Participam Angélica Madeira (socióloga), Marcelo Ferraz (arquiteto) e Mariza Veloso (socióloga).

Lançamento dos livros e roda de conversa
Dia 8/3, às 18h, na Caixa Cultural Brasília – Teatro e Foyer (Setor Bancário Sul, Quadra 4, 3206-9448). Os livros serão vendidos a R$ 50 (“O Turista Aprendiz”) e R$ 60 (“Coletânea Lina Bo Bardi”). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?