Categorias: Literatura

Autora é cancelada em feira e classifica ato como censura

A participação da autora Luisa Geisler na Feira do Livro de Nova Hartz (RS) foi cancelada porque, segundos os organizadores do evento, o livro Enfim, Capivaras teria linguagem imprópria para adolescentes. A escritora e a editora Companhia das Letras classificaram o ato como “censura”.

Em texto publicado no jornal O Globo, Luisa Geisler defende o livro. “Enfim, Capivaras foi escrito e pensado para o público jovem. Conta a história de um garoto mentiroso compulsivo que inventa ter uma capivara de estimação; […] Os personagens falam como adolescentes falam. Usam gírias e palvrões”, escreve Luisa Geisler.

Pelo Instagram, a editora Companhia das Letras também contestou o ato dos organizadores do evento. “A Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, repudia qualquer tipo de censura e, diante de uma situação como essa, gostaria de declarar todo o seu apoio à Luisa Geisler, autora duas vezes vencedora do Prêmio Sesc de Literatura, além de finalista do Prêmio Machado de Assis, semifinalista do Prêmio Oceanos de Literatura e duas vezes finalista do Jabuti”, diz trecho do comunicado.

“Acreditamos que a literatura (e a arte, em geral) deve ser questionadora, e reforçamos nosso compromisso de nunca subestimar o leitor jovem, publicando obras que retratem as experiências dos adolescentes de forma honesta e que promovam o diálogo”, conclui a editora.

Luiz Prisco

Formado pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), tem passagens pela redação do Correio Braziliense, com atuação nas áreas de gastronomia e entretenimento. Fez especialização em Jornalismo Digital no Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Estudou comunicação, sociologia e ciências políticas na Science Po Rennes, na França

Últimas notícias

Venezuelano suspeito de pedofilia é morto a pauladas e tiros

Corpo foi achado na noite deste domingo em Manaus. Homem estava sumido há 4 dias. Era acusado de estuprar e…

2 horas passados

Torre de alta tensão cai, mata três e deixa três feridos

Vítimas eram funcionárias da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). Ainda não há informações sobre o que causou a queda…

3 horas passados

Imagens fortes. Polícia prende 37 pessoas por rinha de cachorros

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que 19 animais, todos da raça pitbull, foram encontrados. Um cachorro estava…

3 horas passados

Acidente com jetski no Lago Paranoá deixa homem em estado grave

Testemunha disse aos bombeiros que ele tentou uma manobra, mas acabou colidindo com um deque. Foi levado ao Hospital de…

4 horas passados

Homem em bar usando símbolo nazista no braço provoca revolta

Com uma suástica na braçadeira, cliente não é incomodado pela PM, que havia sido acionada por frequentadores enfurecidos com a…

4 horas passados

Polícia investiga morte de transexual encontrada em avenida

De acordo com a Polícia Militar do Rio, Lorrana teria sido morta após fazer um programa em motel perto do…

4 horas passados