metropoles.com

32ª edição da Feira do Livro de Brasília destacará papel do professor

Lançada oficialmente nesta quarta (27/4), a feira ocorrerá entre os dias 1º e 10 de julho no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade

atualizado

Compartilhar notícia

feira do livro infantil
1 de 1 feira do livro infantil - Foto: null

Lançada oficialmente nesta quarta-feira (17/4), a 32ª Feira do Livro de Brasília vai ocorrer de 1º a 10 de julho, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, com a presença de 170 escritores locais e cerca de 20 nacionais. A organização espera receber 400 mil pessoas durante o evento. O tema desta edição, “Meu Mestre, Meu Livro˜, vai destacar o papel do professor como protagonista na promoção da literatura e na formação de leitores.

“Estamos brincando com essa ambiguidade. Quem é o mestre? É o livro? É o escritor que fez o livro? É o professor que preparou o escritor ou o que apresentou o livro? Como essas coisas estão relacionadas?”, destaca o presidente do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal (Sindescritores) e coordenador da feira, Marcos Linhares.

Missão difícil
Segundo Linhares, o professor, em geral, fica com a parte difícil da promoção da literatura. “Recebe o ônus de vigiar, de trazer os meninos, de trabalhar um livro em pouco tempo. Mas isso não é feito de maneira sistemática, planejada, motivacional, em que ele se sinta parte daquele processo, em uma relação de pertencimento”, diz. O objetivo da Feira do Livro deste ano é justamente dar ao professor o papel de protagonista.

Na relação de mediação de leitura, os dois principais protagonistas são os pais e os professores. Quando não há uma relação em casa, quando os pais não têm esse contato com a literatura, quem salva é o professor, é a escola que resgata o futuro leitor

Marcos Linhares, presidente do (Sindescritores-DF

Toda a programação vai valorizar a relação com os educadores e haverá alas temáticas com atividades específicas. “Na ala da gastronomia, por exemplo, estamos fechando com o chefe Olivier Anquier para ele dar uma aula de gastronomia baseada no livro, e ali ele não deixa de ser educador. Estamos trazendo escritores de literatura policial, que vamos colocar para discutir o crime e a educação com uma promotora e outro escritor que é policial civil”, citou.

Reprodução/YouTube
Carlos Nejar é um dos convidados confirmados

Memórias e novos escritores
O presidente do Sindescritores contou que haverá um Mural das Recordações para que as pessoas possam deixar uma mensagem para o professor que marcou suas vidas. “Vamos produzir um vídeo e teremos uma equipe para fazer os reencontros desses professores com seus alunos, além de colegas escritores para contar essas histórias”, disse.

Outro destaque desta edição da Feira do Livro de Brasília será o 1º Encontro Nacional de Escritores Jovens do Brasil, que vai reunir cerca de 40 autores de 8 a 30 anos para troca de experiências, oficinas e lançamentos de livros. O 1º Encontro Nacional de Blogueiros Literários também vai acontecer durante a feira em Brasília.

Até agora estão confirmados Carlos Nejar, Antônio Carlos Secchin (ambos da Academia Brasileira de Letras), Frederico Barbosa, Joaquim Maria Botelho, Felipe Fortuna, Vicente Vilardaga, Lair França, Cinthia Kriemler, Ana Rubi, Cristiane Sobral, Nena Medeiros, Jéssica Prego, Alessandro Mendonça, Flávio Vieira, Onã Silva, Verónica Saiki, Daniel Barros, entre outros.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?