metropoles.com

Rodrigo Godá expõe 14 trabalhos recentes na Referência Galeria

Nas telas, pontuadas por natureza, estamparias e grafismos, artista goiano cria uma ponte entre as artes erudita e popular

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
rodrigo godá
1 de 1 rodrigo godá - Foto: Reprodução

Referências à natureza e à arte popular, estamparias e grafismos pontuam os 14 telas inéditas que o artista plástico Rodrigo Godá expõe a partir de sábado (7/5) na Referência Galeria de Arte (205 Norte). Com curadoria de Divino Sobral, a mostra “R.Godá – Pinturas e Desenhos” reúne trabalhos recentes do artista goianiense, produzidos em seu ateliê, em Pirenópolis.

Em sua obra, Godá explora temáticas relacionadas à tecnologia e às festas e tradições populares, criando uma ponte entre a arte erudita e a popular. Ao mesmo tempo, busca uma identidade própria por meio de procedimentos que transitam entre a pintura e o desenho.

“Posso dizer que labuto em cima dessa busca de identidade desde os primeiros experimentos gráficos, no fim dos 1990. O que será exposto agora permite visualizar o momento atual do meu processo criativo”, comenta o artista.

(No trabalho de Godá) A cor tem o papel de preencher as áreas específicas de acordo com um programa cromático intuitivo que resulta na elaboração de harmoniosos e delicados arranjos musicais. Existe um estado poético quase lisérgico causado pelo excesso de imagens se movimentando sobre a superfície

Divino Sobral, curador

Nascido em Goiânia, Rodrigo Godá guarda da adolescência as lembranças do artesanato brasileiro, a arte indígena, as festas populares como Folia de Reis e as Cavalhadas e os tecidos coloridos costurados pela mãe. Mais tarde, tudo isso se somaria às informações adquiridas em  contato com exposições e livros de arte.

Esse bric-a-brac de referências hoje habita seus trabalhos, na recorrência de elementos como máquinas, engenhocas, plantas e animais e também seres fantásticos como dragões. Segundo o autor, seu repertório tem continuidade e rupturas: “Requer que seja visto em conjunto, tudo ali reunido. São a natureza e a vida urbana, com seus dilemas, angústias e também esperanças, que permeiam minha obra”.

De 7/5 (sábado) a 4/6 (segunda). Segunda a sexta, das 12h às 19h; sábado, das 12h às 17h. Na Referência Galeria de Arte (205 Norte, Bloco A, Loja 9, 3361-350). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia