*
 

No próximo dia 19/9, completam-se 60 anos desde que o então presidente Juscelino Kubitschek criou a Companhia Urbanizadora da Nova Capital, a Novacap. O objetivo da instituição era gerenciar e coordenar a construção e manutenção da nova capital do Brasil.

Para comemorar, as seis décadas de atividades da companhia serão passadas em retrospectiva em mostra que fica aberta ao público de 1º/11 (quinta) e 11/9 na Praça Central do Shopping Pátio Brasil.

“A História da Criação de uma Capital” reúne 36 fotos históricas dos primeiros anos de Brasília, pertencentes ao Arquivo Público do Distrito Federal. Todas em preto e branco, são imagens que retratam a cidade em construção, a implantação da própria Novacap e outros detalhes da epopeia que foi erguer a nova capital.

Além das fotografias, a exposição traz três veículos/máquinas do acervo da Novacap: um fusca adquirido em 1985, de 1600 cilindradas, movido a álcool, que ainda é usado para serviços administrativos internos; um trator Ford 8BR de 1959, primeiro modelo fabricado no Brasil, que participou ativamente na implantação da arborização e paisagismo da cidade; e uma vibroacabadora de asfalto, comprada pela companhia em 1956 e usada para pavimentar boa parte das ruas e avenidas de Brasília.

De 1/9 (quinta) a 11/9 (domingo). Segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo e feriado, das 12h às 20h. Na Praça Central do Shopping Pátio Brasil (Asa Sul, avenida W3). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

 

 

COMENTE

Brasíliade graçapátio brasilNovacap
comunicar erro à redação

Leia mais: Exposição