metropoles.com

Exposição explora o papel do cabelo na identidade da mulher negra

Mostra “Raízes”, da estudante Sophia Costa, tem o objetivo de mostrar que o cabelo é, além de um elemento estético, também um discurso político

atualizado

Compartilhar notícia

sophia costa
1 de 1 sophia costa - Foto: null

Quem vê a estudante Sophia Costa, 21 anos, exibindo com orgulho o cabelo afro, não imagina como o visual era diferente. Alisamentos, relaxamentos e visitas ao salão de beleza eram parte da rotina semanal da jovem. Desde os 14 anos, ela fazia de tudo para deixar o cabelo liso porque o considerava mais bonito dessa forma.

Há três anos, no entanto, tudo mudou: “Na faculdade, comecei a ver outras garotas com cabelo afro e me inspirei. Hoje, o meu referencial de beleza é completamente diferente e tenho muito orgulho do meu cabelo negro”, afirma.

Com o desejo de representar esse processo de transição e aceitação pelo qual passam muitas garotas negras, Sophia resolveu fazer a exposição fotográfica “Raízes”, que tem o objetivo de mostrar o papel do cabelo na construção da identidade da mulher negra. Nas fotos, 12 modelos representam deusas, rainhas e guerreiras, sempre com o cabelo em evidência.

O projeto nasceu como trabalho de conclusão para o curso de publicidade que Sophia faz na Universidade de Brasília (UnB). No entanto, tem ganhado proporções maiores: além do lançamento, que ocorre neste sábado (11/6), no Espaço Co-Piloto, a exposição também vai ser exibida no Terraço Shopping entre os dias 24 de junho e 3 de julho.

0

 

A ideia para o projeto veio do desejo de representar no trabalho final as transformações vividas na UnB: “Queria que meu TCC estivesse ligado à minha experiência pessoal na faculdade e a transição do cabelo foi um dos momento mais importantes desse período”, afirma Sophia. As fotos foram feitas durante dois fins de semana, com os equipamentos da universidade e a ajuda de diversos amigos e parceiros.

Ao fim do processo, Sophia deseja mostrar que, além de ser um elemento estético, o cabelo também tem um papel importante na definição da mulher negra: “Quando passei as usar meu cabelo original, toda a minha visão de mundo mudou, e esse processo não é só individual mas também coletivo. Quando a mulher negra descobre a verdadeira força do seu cabelo, ela se empodera”.

Exposição “Raízes”
Lançamento no dia 11/6 (sábado), às 20h, no Espaço Co-Piloto (CLS 306, Bloco A, Loja 33, Sobreloja). Entrada Franca. Classificação indicativa livre.
De 24 de junho a 3 de julho, no Terraço Shopping (Terraço Shopping , n.EA 2/8 lote 5, 7, Octogonal)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?