metropoles.com

Exposição “Diáspora”, de Josafá Neves, celebra o Dia da África

Nas telas, o artista plástico retrata personalidades negras, empoderando a cultura negra brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Glênio Lima/Divulgação
Josafá Neves, artista plástico
1 de 1 Josafá Neves, artista plástico - Foto: Glênio Lima/Divulgação

No dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da África, o artista plástico Josafá Neves (foto no alto) lança em Brasília a exposição “Diáspora”, homenageando personalidades que representam o empoderamento da cultura negra brasileira. Entre as figuras homenageadas estão Clementina de Jesus, Itamar Assumpção e Milton Santos, entre outros.

Certa vez, em entrevista ao Metrópoles, Josafá contou porquê colocar essas personalidades nas telas. “Tento resgatar esses nomes para trabalhar a nossa autoestima. Pelos livros didáticos, infelizmente, você ainda não tem referências positivas”, disse na ocasião.

Além do talento e da obra engajada, o artista plástico chama a atenção pela técnica que utiliza para fazer seus quadros. Ao invés de utilizar o habitual suporte branco, ele inicia seus trabalhos a partir de um fundo escuro. “Escureço para clarear”, explica. “É assim que me afirmo como negro na arte”, destacou.

 JOSAFÁ NEVES/REPRODUÇÃO
Pixinguinha por Josáfa Neves

Talento nato
Nascido no Gama, em setembro de 1971, Josafá foi morar em Goiânia ainda criança, onde teve início da sua carreira artística. Em mais de 20 anos de carreira, o artista coleciona 15 exposições individuais e 18 coletivas.

Abertura dia 25/5 (quarta), às 19h. Visitação até 25/6. De segunda a sábado, das 9h às 21h, na Galeria Athos Bulcão (anexo do Teatro Nacional Cláudio Santoro, via N2). Entrada franca. Classificação indicativa livre. 

Compartilhar notícia