metropoles.com

Elder Rocha leva a arte contemporânea para dentro do Brasília Shopping

Radicado em Brasília desde a década de 1970, o autor goiano é o protagonista da última mostra deste ano dentro do Ciclo de Arte do centro de compras

atualizado

Compartilhar notícia

“À Noite o Mar É Mais Viscoso” (2009), pintura de Elder Rocha (Crédito: Divulgação)
1 de 1 “À Noite o Mar É Mais Viscoso” (2009), pintura de Elder Rocha (Crédito: Divulgação) - Foto: null

Habitué das galerias de arte e dos museus da cidade, Elder Rocha agora pode ser encontrado em pleno Brasília Shopping. Ali mesmo, em um dos estreitos corredores do centro de compras, bem diante da agência da Caixa Econômica Federal, foi erguido um pequeno módulo expositivo de 12 metros de comprimento por 4 de largura.

Trata-se de uma célula poético-subversiva. Um posto avançado de arte contemporânea, fincado em meio ao corre-corre habitual de fregueses e transeuntes. Em cartaz até 25 de outubro, a mostra de Elder Rocha tem curadoria do amigo e também artista plástico Ralph Gehre para fechar a temporada 2015 do chamado “Ciclo de Arte do Brasília Shopping”.

Elder Rocha, de fato, parece ser o sujeito certo para esse tipo de missão. Dono de um traço essencialmente figurativo e narrativo, descolado do universo da pop art e carregando elementos da colagem para dentro de seus desenhos e pinturas, Elder Rocha desenvolve uma arte imediatamente sensorial e assaz chamativa aos olhos. No entanto, suas obras não se oferecem facilmente, não se  explicam sozinhas. Elas contam com a parceria, a cumplicidade do observador para serem completadas em sentidos e sensações.

E alguns de seus títulos, como os das pinturas “A TV Ligou Só” (2015) e “À Noite o Mar É Mais Viscoso” (2009, foto no alto), podem dar pistas de intenções e gestos, podem complementar ideias já lançadas à tela, mas jamais percorrem todo o trajeto, deixando sempre parte dele a cargo do senhor visitante. Até por isso, vale a pena pegar um dos folders da exposição, que trazem um pouco mais sobre o instigante autor.

Sempre sob curadoria de Ralph Gehre, o “Ciclo de Arte” foi aberto este ano pela veterana gravadora Lêda Watson e abrigou, na sequência, um apanhado do coletivo Sem/Registro e uma exibição em dupla dos jovens artistas Renato Rios e Rodrigo Cruz. Elder Rocha segue em cartaz até 25 de outubro.

Até 25 de outubro no Brasília Shopping (2109-2122). Das 10h às 22h. Entrada franca. Livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?