metropoles.com

“Dissonâncias do Progresso”: evento traz filósofos da França à capital

O objetivo do encontro é debater o termo “progresso”, tão em voga na atualidade, e seu estatuto de “conceito” universal

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Céline Spector
1 de 1 Céline Spector - Foto: Divulgação

Quem tem interesse em saber o que é produzido na filosofia atualmente vai gostar do ciclo de conferências “Mutações”. Sob o nome de “Dissonâncias do Progresso”, diversos filósofos franceses e brasileiros vão se reunir na Embaixada da França nesta segunda-feira (16/10), às 19h.

O objetivo do encontro é debater o termo “progresso”, tão em voga na atualidade. Para alguns teóricos, trata-se apenas de uma palavra que não passa de um slogan, um clichê, um mito ou, no máximo, uma crença.

O tema será debatido pelos filósofos Pedro Duarte, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC -Rio), Guilherme Wisnik, da Universidade de São Paulo (USP), Céline Spector, da Universidade Sorbonne de Paris – França (foto em destaque) e Charles Girard, da Universidade Lyon 3 – França.

Na conversa, eles vão questionar o estatuto de “conceito” universal, em que o “progresso” procura refúgio em outras palavras na busca de legitimidade, e, assim, passar de termo relativo a sentido absoluto: progresso e democracia, progresso e liberdade, progresso e desenvolvimento.

“Dissonâncias do Progresso”
Segunda (16/10), às 19h, no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França (SES, Avenida das nações, lote 4, quadra 801). Entrada franca. Classificação indicativa livre

Compartilhar notícia