metropoles.com

Revitalizadas, obras interativas do CCBB ganham recursos eletrônicos

Novidades nas quatro esculturas do Espaço Casulo Interativo, criadas pelo artista Darlan Rosa, serão reinauguradas com evento neste sábado (16/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
1 de 1 Divulgação - Foto: null

As obras interativas criadas pelo artista visual Darlan Rosa para os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) seguem o lema do “ano novo, vida nova”. Velhas conhecidas dos frequentadores do local, principalmente as crianças, elas foram revitalizadas e ganharam recursos tecnológicos que as tornam ainda mais divertidas.

As novidades implementadas nas quatro peças escultóricas e lúdicas que formam o Espaço Casulo Interativo — batizadas de Lagarta, Navete, Casulo e Escada de Tambores — serão apresentadas ao público neste sábado (16/1), em evento que começa às 17h.

Darlan Rosa, o criador das obras * Divulgação*
Darlan Rosa, o criador das obras * Divulgação*

Na Lagarta, luzes de LED coloridas fazem com que a escultura — formada por um túnel que leva a uma rampa que desemboca em um escorregador — se acenda e crie uma trilha luminosa que surge no rastro da passagem do visitante.

A Navete ganhou dispositivos eletrônicos e feixes de laser que formam um teclado de piano no teto da escultura em forma de amêndoa. Quando tocada com as mãos, ela passa a emitir notas musicais.

Agora, quando alguém entra no Casulo, uma névoa de água surge do teto, permitindo inúmeras brincadeiras. Já na Escada de Tambores foram instalados sensores que, ao serem pisados, emitem sons de percussão.

Este é um espaço pensado para estimular a traquinagem das crianças. Acho que elas vão gostar especialmente da escultura em forma de bola, o Casulo, que libera a névoa. Assim, poderão pregar peças nos pais desavisados

Darlan Rosa

As quatro peças foram idealizadas por Darlan Rosa a partir da observação de que crianças gostam de entrar em caixas de papelão para brincar. ““Ali, elas se sentem acolhidas e abrigadas, como se ainda estivessem na barriga da mãe”, analisa Darlan.

Na reinauguração, a meninada conhecerá a história da Lagarte — personagem também criado por Darlan — por meio de uma brincadeira que as levará em um público a um passeio pelas quatro esculturas interativas que fazem parte da instalação

Lagarte, personagem de livro * Divulgação*
Lagarte, personagem de livro * Divulgação*

Além disso, todas receberão o livro da Lagarte. Em edição bilingue, ilustrada pelo autor, a publicação conta a história da lagarta que nasceu sem cor e que, para ficar como as outras, comia folhas coloridas.

“Ainda que as crianças estejam cada vez mais familiarizadas com o mundo tecnológico e interagindo com ele das mais diversas formas, elas continuam pedindo para os pais e irmãos mais velhos que leiam as histórias para elas”, afirma o artista.

Inaugurado em 2008, o Espaço Casulo Interativo é uma obra permanente, que pode ser visitada durante todo o período de funcionamento do CCBB. A revitalização foi feita sob coordenação de Onice Moraes e produção de Paulo Oliveira, sócios da Referência Galeria de Arte.

Dia 16/1, a partir das 17h, no Espaço Casulo Interativo do Centro Cultural Banco do Brasil (Setor de Clubes Esportivos Sul, Trecho 2). Entrada franca. Classificação indicativa livre.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?