metropoles.com

Top Gun: Maverick vira alvo de processo por direitos autorais. Entenda

Família de Ehud Yonay, jornalista que escreveu o artigo responsável por inspirar o filme Top Gun: Ases Indomáveis, processa a Paramount

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Foto colorida do filme Top Gun: Maverick - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do filme Top Gun: Maverick - Metrópoles - Foto: Divulgação

A Paramount Pictures está sendo processada pela família de Ehud Yonay, jornalista que escreveu o artigo de 1983 responsável por inspirar o filme Top Gun: Ases Indomáveis. A produção ganhou a continuação Top Gun: Maverick e está quebrando recordes de bilheteria nos cinemas de todo o mundo.

Em janeiro de 2020, completaram-se 35 anos desde que a produtora comprou os direitos do artigo de Yonay para produzir o primeiro filme da franquia.

Crítica: Top Gun: Maverick é sobre como uma ode a Tom Cruise pode ser divertida

A lei americana diz que, para lançar a sequência, a Paramount deveria pagar novamente a família do jornalista. Yonay morreu em 2012 e deixou a administração de seu legado com a viúva e o filho mais velho.

De acordo com o Deadline, que teve acesso ao processo contra a produtora, os advogados da família de Yonay tentaram entrar em contato com o estúdio para tentar evitar a ação judicial. A Paramount, no entanto, disse que já havia completado a maior parte da continuação do longa e, portanto, os direitos autorais estavam garantidos.

“Apesar de a sequência de 2022 ser claramente derivada da história original, a Paramount conscientemente falhou em assegurar uma licença de direitos autorais fílmicos e anciliares, desrespeitando a lei de copyright vigente”, diz o texto, que exige que o caso vá a julgamento, que a família seja compensada financeiramente e que Top Gun: Maverick saia de exibição dos cinemas.

Ao site, o estúdio rebateu as acusações: “Esta acusação não tem mérito, e nós vamos nos defender vigorosamente”.

Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?