Roma, de Alfonso Cuarón, e Nasce uma Estrela, protagonizado por Lady Gaga, estão entre os concorrentes a Melhor Filme deste ano pelo prêmio Bafta, do Reino Unido, informou nesta quarta-feira (9/1) a organização.

Também concorrem os filmes Infiltrado na Klan, A Favorita e Green Book: O Guia, revelou, durante cerimônia em Londres, a Academia Britânica de Artes do Cinema e Televisão (Bafta, sigla em inglês).

Pelo prêmio de Melhor Diretor concorrem: o próprio Cuarón; Spike Lee, por Infiltrado na Klan; Pawel Pawlikowski, por Guerra Fria; Yorgos Lanthimos, com A Favorita; e Bradley Cooper, por Nasce uma Estrela.

O prêmio Bafta, na sua 72ª edição e entre as premiações mais importantes antes do Oscar, será entregue em cerimônia no dia 10 de fevereiro, no Royal Albert Hall, em Londres.

Na categoria de Melhor Atriz aparecem: Glenn Close, por seu papel em A Esposa; Lady Gaga, pelo seu trabalho com Cooper; Melissa McCarthy, por Poderia Me Perdoar?; a britânica Olivia Colman, que ganhou um Globo de Ouro por A Favorita; e Viola Davis, por sua interpretação em As Viúvas.

Os indicados a Melhor Ator são: Cooper, pelo seu papel de músico atormentado em Nasce uma Estrela; Christian Bale, por Vice; Rami Malek, na pele de Freddie Mercury em Bohemian Rhapsody; Viggo Mortensen, pela sua interpretação em Green Book; e Steve Coogan, transformado no comediante inglês Stan Laurel em Stan & Ollie.

As concorrentes ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante são Amy Adams, Claire Foy, Emma Stone, Margot Robbie e Rachel Weisz. Já entre os homens, disputam Adam Driver, Mahershala Ali, Richard E. Grant, Sam Rockwell e Timothée Chalamet.

Ao prêmio de Melhor Roteiro Original, os concorrentes são Guerra Fria, A Favorita, Green Book, Vice e Roma, que é também o primeiro filme da plataforma digital Netflix que disputa um prêmio da Academia Britânica.