Lightyear será censurado na Arábia Saudita por causa de beijo lésbico

Segundo a The Hollywood Reporter, produção não será exibida em diversos países do Oriente Médio, como Arábia Saudita e Emirados Árabes

Luiz Prisco
Compartilhar notícia

Lightyear, spin-off de Toy Story, que estreia nesta quinta-feira (16/6), não será exibido em diversos países do Oriente Médio. A produção será censurada nos países por conta de um beijo entre duas mulheres. As informações são da The Hollywood Reporter.

Segunda reportagem da revista, países do Oriente Médio, como a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, não vão exibir Lightyear.

1/10
Marcos Mion será Buzz em novo filme
Lightyear conta a história do astronauta Buzz, que inspirou o boneco
Filme é uma das apostas de 2022
Buzz estreia em 16 de junho
O longa Lightyear é uma produção da Disney e da Pixar
Marcos Mion vibrou com a oportunidade
Marcos Mion

A cena mostra a personagem Hawthorne (dublada por Uzo Aduba) beijando sua parceira. Inicialmente, a Disney pretendia cortar a sequência, no entanto, ela voltou para Lightyear após o estúdio ser acusado por funcionários da Pixar de censurar cenas LGBTQIAP+.

Entenda

Em 9 de março, funcionários da Pixar assinaram uma carta aberta onde acusavam a Disney de “ativamente censurar demonstrações de afeto homossexual” nos filmes do estúdio.

No documento, os profissionais da Disney afirmam que foram exigidos cortes de “quase todos os momentos de afeto abertamente gays, a despeito de protestos dos times criativos e da liderança da Pixar”.

Hawthorne será a segunda personagem abertamente LGBTQIA+ da Pixar, após Spencer, uma policial que faz alusão a sua namorada em uma cena de Dois Irmãos.

Lightyear é dirigido por Angus MacLane, animador da Pixar que co-dirigiu Procurando Dory, além de curtas de Toy Story. A estreia está marcada para 17 de junho de 2022.

Compartilhar notícia
Sair da versão mobile