“Homem-Aranha: De Volta ao Lar”: evolução do herói e futuras aventuras

Com Tom Holland no papel do melhor amigo da vizinhança, Marvel conecta o herói adolescente aos Vingadores. Sony planeja filmes derivados

Quando “Homem-Aranha: De Volta ao Lar” estrear nos cinemas, na quinta (6/7), o super-herói adolescente inicia um novo (e terceiro) ciclo cinematográfico do melhor amigo da vizinhança. Com o carismático Tom Holland no papel, a Marvel projeta duas frentes: conectá-lo aos Vingadores e, de quebra, vislumbrar novas aventuras solo e spin-offs.

Desde o ano 2000, quando o primeiro filme dos X-Men iniciou uma nova era de adaptações de quadrinhos, nenhum mascarado passou por tantas metamorfoses quanto o Homem-Aranha. Pudera.

1/7
Happy Hogan (Jon Favreau), Tony Stark (Robert Downey Jr.) e Peter Parker (Tom Holland): Homem-Aranha entra para o universo dos Vingadores
Sony/Marvel/Divulgação
Tom Holland: um Homem-Aranha mais brincalhão que os antecessores
Sony/Marvel/Divulgação
Sony/Marvel/Divulgação
Sony/Marvel/Divulgação
Ned (Jacob Batalon) e Peter Parker (Tom Holland): nerds e melhores amigos no segundo ano do Ensino Médio

 

Além de ser um adolescente em constante mutação, o vigilante de Nova York tem a galeria de vilões mais robusta do universo Marvel – Duende Verde, Octopus, Abutre (antagonista de “De Volta ao Lar”) e outros tantos.

Homem-Aranha e os Vingadores
Após as encarnações de Tobey Maguire (2002-2007) e Andrew Garfield (2012-2014), ambas iniciadas com histórias de origem (a picada da aranha geneticamente modificada…), Tom Holland estreou já no traje em “Capitão América: Guerra Civil” (2016).

1/4
Arte/Metrópoles
Arte/Metrópoles
Arte/Metrópoles
Arte/Metrópoles

Mas as negociações para que o Aranha integrasse o chamado Universo Cinematográfico Marvel (MCU) consumiram anos.

Até que, em 2015, a Sony, estúdio que licencia o personagem, e a Disney, dona da Marvel, entraram em um acordo para conectar o Homem-Aranha às aventuras dos Vingadores. “De Volta ao Lar”, portanto, é tanto um filme solo quanto mais um capítulo (o 16º) do MCU.

O acordo entre Sony, Disney e Marvel valeu para “Guerra Civil” e deve se estender para outros filmes: “De Volta ao Lar” e a continuação (2019), “Vingadores: Guerra Infinita” (2018) e “Vingadores 4” (2019), filmados simultaneamente.

1/5
Tom Hardy será protagonista de "Venom", sobre um dos maiores vilões do Homem-Aranha. A primeira encarnação do personagem foi em "Homem-Aranha 3" (2007), com Topher Grace no papel
Sabre de Prata
Gata Negra
Kraven, o Caçador
Mystério

 

Os spin-offs
Enquanto isso, a Sony cria seu próprio universo a partir do novo Homem-Aranha, mesmo sem poder garantir Tom Holland em tais filmes. A estratégia é apostar em aventuras derivadas, com vilões e outros personagens. Em miúdos: um outro cânone Marvel sem qualquer conexão com o MCU, tal qual o universo dos X-Men (personagens exclusivos da Fox).

“Venom”, com Tom Hardy no papel, e um longa unindo Sabre de Prata e Gata Negra, aliadas do Aranha, devem começar a ser rodados ainda em 2017. Possíveis filmes sobre Mystério e Kraven, o Caçador ainda não saíram do papel.