metropoles.com

Festival Curta Brasília traz 134 filmes brasileiros e estrangeiros

Gratuito, o evento acontece desta quinta (15/12) à domingo (18/12), no Cine Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

RAYSSA COE/DIVULGAÇÃO
Filme Rosinha
1 de 1 Filme Rosinha - Foto: RAYSSA COE/DIVULGAÇÃO

Em sua quinta edição, o Festival Curta Brasília exibe no Cine Brasília, a partir desta quinta (15/12), 134 filmes brasileiros e estrangeiros. O evento reúne duas mostras competitivas, uma com 15 videoclipes e outra com 31 produções do país, que concorrem a mais de R$ 20 mil em prêmios.

Alguns curtas já participaram de outros festivais renomados do país, como o brasiliense “Rosinha” (foto principal) , do diretor Gui Campos, vencedor da Mostra Brasília e de Gramado na categoria Melhor Filme em 2016. A produção fala sobre amor e sexualidade na terceira idade e a luta para ultrapassar as convenções sociais.

“A Moça Que Dançou Com o Diabo”, de João Paulo Miranda Maria, competiu em Cannes neste ano e traz uma releitura contemporânea de uma lenda do interior paulista. Uma menina vive conflitos que envolvem adolescência, política, religião, subjetividade e o mundo fantástico.

“A Culpa é da Foto”, de Joédson Alves, Eraldo Peres e André Dusek, foi vencedor da Mostra Brasília de 2015 e conta a história da cobertura fotográfica da agenda do presidente da República. Uma das imagens produzidas gerou atos de protesto. A trama se passa na década de 1980.

Entre os videoclipes participantes da Mostra Decibéis estão “Gabriel o Prensador: Derrubando Muros, Expandindo Horizontes”, de João Wainer, com sessão fora de concurso. A banda brasiliense Etno compete com “Diário da Morte”, animação de Tiago Palma, e o cantor e compositor Dillo, também do DF, é representado pelo misto de filmagens e colagens de André Gonzales, da música “Mamãe, Mamãe”.

Outro destaque desta edição do Curta Brasília é a forte participação feminina. Mais de 15 produções foram realizadas por mulheres. Além disso, a cineasta Anna Muylaert (“Que Horas Ela Volta?”), um dos principais nomes do cinema brasileiro da atualidade, é a homenageada.

Intercâmbio cultural
Além da mostra tradicional, o evento traz alta tecnologia com o cinema imersivo ou de realidade virtual. No Espaço CVRTA, os filmes são exibidos em 360°. O Curta Brasília explora a tendência e oferece a experiência ao público.

As obras internacionais contam com as mostras: Espanha em Curtas, parceria com o Notodofilmfest; Prêmio Alemão de Curtas; À Francesa e Mostra Holanda em Curtas. Também há espaço para a produção universitária na Mostra Iesb.

O evento oferece debates sobre a produção do audiovisual, oficinas, área de alimentação com food trucks, exposição e venda de roupas, acessórios e objetos produzidos por artistas e designers brasilienses. No domingo (18/12), o festival abriga a Feira de Discos de Brasília, com novidades e raridades em vinil.

Confira programação completa do Curta Brasília aqui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?