metropoles.com

Documentário “#UberXTáxis” debate mobilidade urbana em Brasília

Longa dirigido pelo gaúcho Maurício Costa tem pré-estreia com entrada franca nesta segunda (18/12), no Cine Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
260617-FM-App-uber-005_1
1 de 1 260617-FM-App-uber-005_1 - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

“#UberXTáxis” passeia por Brasília a bordo de carros. O documentário se reveza entre viagens de táxi e Uber para mostrar o elemento humano por trás do intenso (e até violento) debate entre o modelo de transporte individual tradicional e a revolução causada por aplicativos de mobilidade. Ainda sem data de estreia, o longa tem pré-estreia com entrada franca nesta segunda (18/11), no Cine Brasília.

Trabalhando sem financiamento público ou privado, o diretor e diplomata Maurício Costa quis, antes de qualquer coisa, que o filme refletisse “a complexidade do assunto”. “Como documentarista, não tinha intenção de fazer filme de causa ou propaganda. Por isso, foi importante equilibrar os espaços para que as posições fossem bem representadas”, diz o gaúcho radicado em Brasília há dez anos.

0

 

Além de ter conversado com motoristas de Uber e táxi, Costa reúne mais uma porção de vozes para enriquecer o debate: Fábio Damasceno, Secretário de Mobilidade Urbana do DF, presidentes de sindicatos de taxistas de Brasília e São Paulo, parlamentares distritais como Professor Israel e Chico Vigilante, e representantes de Cabify e 99 Táxis e Uber, que participou do filme com respostas por escrito.

O fator humano
Em outubro, o Senado aprovou, por 46 votos a 10, o PLC nº 28/2017, que regulariza o funcionamento de aplicativos de transporte individual de passageiros em todo o país. Apesar da urgência do tema, que já provocou confrontos violentos entre as duas partes no Brasil e vários outros lugares do mundo, Costa adianta que Brasília é o principal personagem do longa.

No fim das contas, a gente tem que ver o está acontecendo com as pessoas. O motorista de aplicativo está satisfeito? O taxista é mal educado, é só isso? O consumidor está satisfeito?

Maurício Costa

“Partimos da cidade como exemplo para discutir a presença dos aplicativos no mundo. Percorremos a capital no banco do passageiro dos carros”, explica o cineasta, de 41 anos. Um outro aspecto importante levantado pelo documentário é a precarização do trabalho.

“É uma discussão complicada. Tem motorista de app trabalhando 14 horas por dia. Tentei criar empatia com os motoristas. Os depoimentos não foram dirigidos. Eles responderam o que pensam.”

Pré-estreia de #UberXTáxis (documentário, 109min)
Segunda (18/12), às 20h, no Cine Brasília (Entrequadra 106/107 Sul, 61 3244-1660). Entrada franca. Classificação indicativa livre

Compartilhar notícia