metropoles.com

Dia do Cinema Brasileiro: setor enfrenta pandemia e tenta se reerguer

Gabriel Gurman, CEO da Galeria Distribuidora e codiretor da Diamond Films Brasil, analisa cenário atual do audiovisual nacional

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Suzanne Von Richthofen (Carla Diaz) sendo levada ao tribunal
1 de 1 Suzanne Von Richthofen (Carla Diaz) sendo levada ao tribunal - Foto: Reprodução

Gravações paralisadas, algumas salas fechadas, estreias adiadas e falta de apoio do governo federal. São muitos os desafios enfrentados pela indústria cinematográfica desde que a pandemia da Covid-19 estourou, em março de 2020. Com a vacinação da população em marcha lenta, — o Brasil segue em 68º no ranking de imunização mundial—, o país passará pelo Dia do Cinema Brasileiro, neste sábado (19/6), celebrando “a força, potência e luta dos profissionais do audiovisual para defender, de todas as formas, o setor”.

Essa é parte da análise feita por Gabriel Gurman, CEO da Galeria Distribuidora e codiretor da Diamond Films Brasil, em entrevista ao Metrópoles. Responsável por filmes esperados pelo público como A Menina Que Matou Os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais, ambos inspirados no caso Richthofen, o empresário conta como se reinventou para superar tantas dificuldades. “Nos adaptamos e reaprendemos a fazer cinema com o mundo atual”, pontua.

Atentos aos protocolos de segurança, a equipe da Galeria não parou a produção de novos projetos enquanto o momento para a exibição é instável. “Investimos em conteúdo como nunca, adquirimos direitos de livros e procuramos histórias diariamente”, explica Gurman, que já rodou três longas entre novembro de 2020 e maio de 2021: Detetive Madeinusa, Papai é Pop e Vovó Ninja.

0
Desafios

Segundo Gabriel Gurman, o maior empecilho tem sido lidar com a instabilidade da pandemia, em especial, em relação às salas de exibição. “Hoje o público não avalia apenas o desejo de viver a experiência que só o cinema é capaz de proporcionar, mas também fatores externos como saúde e insegurança econômica”, considera.

Antes mesmo de o mundo ser surpreendido com o coronavírus, trabalhadores do audiovisual brasileiro já lamentavam a falta de políticas públicas do governo em prol do setor. “Temos duas pandemias para enfrentar: a da Covid-19 e a da falta de apoio. Sabemos os caminhos para encarar a primeira. Já a segunda é ainda mais complexa e imprevisível, por incrível que pareça. Prova disso são os muitos filmes nacionais já prontos a serem lançados e um sem-número de projetos aguardando financiamento para saírem do papel”, ressalta.

Gabriel Gurman, CEO da Galeria Distribuidora e codiretor da Diamond Films Brasil
Luz no fim do túnel

Apesar disso, o codiretor da Diamonds Films Brasil é otimista quanto ao futuro. “Creio que as salas voltarão a estar cheias. Temos acompanhado números bastante significativos em países como EUA, França, China, entre outros, números até superiores àqueles apresentados antes da pandemia. Esse é um cenário que anima o mercado”, comemora. “Em paralelo, a pandemia gerou um aumento no consumo de conteúdos audiovisuais em plataformas de streaming, o que, para a produção nacional, pode ser uma excelente alternativa”, completa.

“O cinema nacional é pujante, com excelentes profissionais e excelentes conteúdos. Acompanhamos, quase semanalmente, que as produções nacionais realizadas pelas plataformas vêm ganhando cada vez mais destaque e, inclusive, sucesso internacional, mostrando o potencial e qualidade do nosso produto. Diante disso, sigo otimista e esperançoso de que as adversidades serão superadas e a nossa indústria será fortalecida”, conclui Gabriel Gurman.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?