Categorias: Cinema

Crítica: Um Lindo Dia na Vizinhança revive empatia de Mr. Rogers

O filme Um Lindo Dia na Vizinhança estreia, nesta quinta-feira (23/01/2020), e traz consigo uma mensagem que se perdeu ao longo dos anos. A produção, ao contar a vida do apresentador Mister Rogers – interpretado por Tom Hanks –, foca no impacto que este homem teve em uma geração inteira.

Sempre a caráter, com um suéter e tênis azuis, Mister Rogers era um ícone infantil nos Estados Unidosmore
Seu programa, apesar de ser para crianças, não tinha medo de discutir tópicos como a mortemore
Mister Rogers era descrito como um santo, pois sua atitude positiva permanecia por trás das câmerasmore
Tom Hanks, apesar de ter uma personalidade quase oposta ao Mister Rogers conseguiu capturar a gentileza na voz e maneirismos do apresentadormore
O impacto que Lloyd Vogel sente no filme após conhecer Mister Rogers é palpávelmore

Lloyd Vogel (Matthew Rhys) é um jornalista investigativo da Esquire e recebe a missão de fazer um curto perfil de Fred Rogers (Tom Hanks), mais conhecido como Mister Rogers, para a edição de heróis da revista. Não acostumado a falar com celebridades de programas infantis, Lloyd começa a escrever matéria com um certo ceticismo – não é possível que alguém possa ser tão carinhoso e amável. No entanto, a empatia de Rogers rapidamente quebra as paredes em volta do coração do jornalista e o força a reconsiderar seu passado turbulento.

O que começou como um perfil de 400 palavras, tornou-se uma matéria de 13 páginas. O filme é baseado no perfil escrito por Tom Junod sobre o verdadeiro Fred Rogers. Lloyd é um personagem reconhecível: atormentado, frio, alguém que se perdeu. Ele é casado com Andrea (Susan Kelechi Watson) e tem um bebê, Gavin.

A principal razão pela sua tormenta é seu pai, Jerry (Chris Cooper), um senhor alcoólatra e difícil de lidar, que deixou Lloyd e sua irmã para trás. Quando tudo parece dar errado na vida dele, aparece Mister Rogers. E, ao mesmo tempo que Fred ajuda Lloyd, Tom Hanks conseguiu transmitir a mensagem de amor e empatia que seu personagem disseminava na sua época.

Um Belo Dia na Vizinhança não é um filme focado na pessoa que era Mister Rogers, e sim como sua amizade e atenção mudou a vida de Lloyd. O repórter se torna, até o final do filme, um filho inclinado a perdoar o pai, um marido mais presente e um pai mais envolvido na criação do filho.

O filme parece um programa do Mister Rogers, com diversas cenas de transição sendo filmadas a partir da maquete da Vizinhança do Faz de Conta, trazendo fantasia à história. Além disso, a simplicidade do roteiro facilita a conexão do telespectador ao personagem de Lloyd, causando um impacto emocional ainda maior.

O pôster original do filme vem com a frase “Uma história da bondade que precisamos neste momento”. Talvez a mensagem mais importante de Mister Rogers no filme é seu conselho de empatia para outros adultos, pedindo que eles se ponham no lugar do outro: “Você também já foi uma criança”.

Avaliação: Ótimo

Clarice Rosa e Silva

Formada em jornalismo no Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e repórter de entretenimento e gastronomia no Metrópoles.

Últimas notícias

Imposto de Renda: governo mantém calendário de restituição

Anúncio foi feito em entrevista coletiva no Palácio do Planalto. Nesta quarta, foi anunciado o adiamento do prazo de entrega…

2 minutos passados

Coronavírus: casos confirmados no DF chegam a 400, com 41 na UTI

Das pessoas infectadas com a Covid-19 na capital, há 60 internadas. Balanço foi atualizado na noite desta quinta (02/04)

3 minutos passados

Mandetta: “Hospital de Águas Lindas vai ajudar a desafogar DF”

Ministro afirma que o local começou a ser construído nesta quinta (02/04) à pedido do governador de Goiás

8 minutos passados

Médico morre por coronavírus em hospital do Ceará, diz sindicato

Hermes Roberto Radtke, de 43 anos, faleceu em decorrência de uma encefalite viral por causa da infecção pelo vírus

10 minutos passados

Ana Paula Evangelista lamenta casamento adiado na Itália

O casamento, que aconteceria no mesmo castelo que o de Tom Cruise e Katie Holmes, foi remarcado devido à pandemia…

13 minutos passados

Coronavírus: a pedido do MPDFT, GDF terá site para contratos

A medida tomada pelo GDF, a pedido do MPDFT, visa agilizar os processos emergenciais

15 minutos passados