metropoles.com

Confira programação completa da Mostra Brasília do Festival 50

A premiação, focada nas produções do Distrito Federal, começa nesta segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

divulgação
Menina-de-Barro_vinicius-machado-Diana_Mostra-BSB_Crédito-Divulgação-1-1024×5761
1 de 1 Menina-de-Barro_vinicius-machado-Diana_Mostra-BSB_Crédito-Divulgação-1-1024×5761 - Foto: divulgação

A Mostra Brasília começa a partir desta segunda-feira (18/9) e ocupa parte da programação vespertina do Cine Brasília (EQS 106/107 Sul) e cidades satélites (confira os espaços abaixo). A exibição dedicada à produção cinematográfica local agrega as produções do Distrito Federal e, costumeiramente, reúne as torcidas mais animadas do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Constituída por quatro longas-metragens e 13 curtas, a Mostra Brasília distribui R$ 240 mil em prêmios, além do troféu Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Longas-metragens

“O Dia que Durou 53 Horas”
A votação do impeachment que afastou a presidente Dilma Roussef é mostrado de todos os ângulos no longa “O Dia que Durou 53 Horas”, de Cristiano Vieira. O filme, feito com gravações de fora e de dentro do Congresso Nacional, é complementado por depoimentos de Paulo Moreira Leite, Cynara Menezes, Eugênio Bucci e Maria Lima.

“Jeitosinha”
A comédia, dirigida por Johil Carvalho e Sérgio Lacerda, narra a descoberta que pode mudar a vida de uma garota de 18 anos. No elenco, estão André Mattos, Bianca Müller, Vinícius Zinn e Carmem Moretzsohn.

“Menina de Barro”
A ficção do diretor Vinícius Machado centra-se na história de uma garota de 12 anos de idade que apresenta habilidades especiais para enfrentar o bullying na escola e os problemas familiares e afetivos. A aventura teen é estrelada pela atriz Rafaela Machado. Também estão no elenco Vitor Lamego, Augusto Botelho e Marina Mara.

“O Fantástico Patinho Feio”
Nos anos 1960, um grupo de rapazes brasilienses montaram um carro no fundo de quintal para participar da corrida mais importante do Brasil naquela época, os 500km de Brasília. A ousadia deu início a Oficina Camber, por onde passaram Nelson Piquet e Roberto Pupo Moreno. Essa é a nova produção dirigida por Denilson Félix

0

Curtas-Metragens

“Carneiro de Ouro”
Veterana do cinema brasiliense, a diretora e professora de cinema Dácia Ibiapina comanda “Carneiro de Ouro”, a cinebiografia do cineasta Dedé Rodrigues. O piauiense produz filmes no sertão do Piauí com pouquíssimos recursos. O curta também concorre na competitiva do festival.

“Afronte”
O projeto de conclusão de curso dos cineastas Bruno Victor e Marcus Azevedo, no curso de audiovisual da Universidade de Brasília (UnB), mistura documentário e ficção. A produção apresenta a trajetória de Victor Hugo, negro e gay morador da periferia do Distrito Federal.

“Damrõze Akwe – Amor e resistência”
O documentário dirigido pelo jornalista e ativista Guilherme Cavalli parte da cerimônia de casamento dos indígenas Juvana Sawidi e Durkwa Xakriabá, representantes do povo Xakriabá, para narrar questões relativas à luta e contra a o genocídio indígena.

Mostra Brasília, exibição de filmes produzidos no Distrito Federal, de 18 a 22 de setembro. Às 18h, Teatro da Praça, Espaço Semente, Teatro de Sobradinho, Administração Riacho Fundo 1. Às 18h30, Cine Brasília (EQS106/107 Sul). Entrada franca. As classificações indicativas variam conforme cada filme

 

0

Compartilhar notícia