metropoles.com

Cine Beijoca retorna com mostra de cinema negro e programação mensal

Tradicional cineclube brasiliense volta a movimentar a cinefilia da cidade com proposta itinerante e curadoria colaborativa

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
KILLER-OF-SHEEP-768×588 matador de ovelhas charles burnett
1 de 1 KILLER-OF-SHEEP-768×588 matador de ovelhas charles burnett - Foto: Divulgação

Criado nos anos 2000 e sem sessões desde 2016, o cineclube Cine Beijoca – nome em alusão ao Beijódromo, apelido do Memorial Darcy Ribeiro, na Universidade de Brasília (UnB) – retorna com programação mensal, formato itinerante e curadoria colaborativa entre o professor Pablo Gonçalo, coordenador do projeto, alunos e cinéfilos.

A mostra L.A. Rebellion, com longas, curtas e médias do cinema negro norte-americano dos anos 1970, reativa os encontros e acontece de sexta (10/8) a domingo (12), no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul).

0

Projeto de extensão da Faculdade de Comunicação da UnB, o Beijoca deve circular por espaços diversos de Brasília. “Uma das propostas é justamente fazer as sessões próximas da rua, em lugares menos isolados. Fazer na guerrilha mesmo, de maneira mais despojada, intensa, rápida e chamar os alunos”, explica Gonçalo.

Liderado por grandes filmes, como O Matador de Ovelhas (1978), de Charles Burnett, o movimento L.A. Rebellion representa bem o novo conceito do cineclube: arejar o circuito de cinema da capital ao trazer curadorias e programações de outros lugares.

Essa mostra, por exemplo, passou no Janela Internacional de Cinema 2017, conceituado festival realizado em Recife pelo casal Kleber Mendonça Filho (de O Som ao Redor e Aquarius) e Emilie Lesclaux. “Queremos trabalhar com a efervescência da cena, uma cinefilia 2.0. Trazer coisas de outras cidades e incentivar os alunos a programar e debater filmes”, diz Gonçalo.

Nos próximos meses, o Beijoca deve abrigar ciclos de cinema clássico, contemporâneo e repassar obras de grandes autores e autoras. Gonçalo também planeja realizar uma reprise dos filmes da Mostra Brasília, segmento de “prata da casa” do Festival de Brasília, para ampliar o debate em torno da produção candanga.

“Sinto que os filmes da Mostra Brasília ficam muito ofuscados durante o festival. São vistos muito rapidamente. O que fica é o festejo. Brasília tem muito recurso de audiovisual, mas não fortuna crítica. Queremos trabalhar nessa brecha também”, aponta o professor.

Cine Beijoca – Mostra L.A. Rebellion
Sexta (10/8) e sábado (11), às 19h, e domingo (12), às 16h, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul). Entrada gratuita. Programação completa no site oficial ou na página do cineclube no Facebook

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?